Ber­lim. Par­ti­do de Mer­kel so­fre der­ro­ta his­tó­ri­ca

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Os con­ser­va­do­res li­de­ra­dos pe­la chan­ce­ler ale­mã, An­ge­la Mer­kel, so­fre­ram sua se­gun­da der­ro­ta elei­to­ral em du­as se­ma­nas, com o apoio para o par­ti­do CDU (De­mo­cra­ta Cris­tão), da chan­ce­ler, atin­gin­do seu pi­or re­sul­ta­do pós-reu­ni­fi­ca­ção na elei­ção no Es­ta­do de Ber­lim.

O AfD (Al­ter­na­ti­va para a Ale­ma­nha), con­trá­rio à imi­gra­ção, te­ve 11,5% dos vo­tos, ga­nhan­do ter­re­no em ci­ma da con­tro­vér­sia cri­a­da pe­la de­ci­são to­ma­da por Mer­kel há um ano de man­ter as fron­tei­ras aber­tas para re­fu­gi­a­dos, se­gun­do pes­qui­sa bo­ca de ur­na da emis­so­ra pú­bli­ca ARD.

O re­sul­ta­do sig­ni­fi­ca que o AfD en­tra­rá em sua 10ª as­sem­bleia es­ta­du­al, de um to­tal de 16. “De ze­ro a um nú­me­ro com dois dí­gi­tos, is­so é um re­cor­de para Ber­lim”, co­me­mo­rou o prin­ci­pal can­di­da­to da AfD, Ge­org Paz­ders­ki.

O CDU te­ve 18%, con­tra 23,3% na elei­ção de 2011, com o SPD, os so­ci­ais-de­mo­cra­tas de cen­tro-es­quer­da, se man­ten­do co­mo o mai­or par­ti­do, com 23%. Com es­se re­sul­ta­do, o SPD po­de abrir mão da pre­sen­ça do CDU na co­a­li­zão que li­de­ra na ca­pi­tal ale­mã.

Os re­sul­ta­dos das elei­ções têm le­van­ta­do dú­vi­das so­bre se Mer­kel ten­ta­rá a re­e­lei­ção para um quar­to man­da­to no ano que vem, mas o par­ti­do de­la tem pou­cos no­mes al­ter­na­ti­vos.

| FA­BRI­ZIO BENS­CH/REU­TERS

Par­ti­do an­ti-imi­gra­ção AfD, de Ge­org Paz­ders­ki, avan­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.