So­lo com gos­to de sam­ba

Ex-lí­der da Ban­da Eva, Ema­nu­el­le Araú­jo in­ves­te em par­ce­ri­as com Mos­ka e Zeca Ve­lo­so em no­va fa­se da car­rei­ra

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - BRU­NO BUCIS

Se “O Pro­ble­ma É a Ve­lo­ci­da­de”, co­mo diz o tí­tu­lo do dis­co re­cém-lan­ça­do de Ema­nu­el­le Araú­jo, a saí­da es­tá no pró­prio ál­bum: a le­ve­za. Em 11 fai­xas iné­di­tas, a can­to­ra des­fi­la sua voz gra­ve em sam­bas me­lan­có­li­cos e com uma ins­tru­men­ta­ção sim­ples que su­a­ve­men­te con­quis­ta o ou­vin­te.

O tra­ba­lho é o pri­mei­ro iné­di­to da can­to­ra e atriz, em­bo­ra ela es­te­ja lon­ge de ser uma prin­ci­pi­an­te. Ema­nu­el­le co­man­dou tri­os elé­tri­cos tan­to à fren­te da Ban­da Eva quan­to do Trio Moi­nho, que for­mou com a per­cus­si­o­nis­ta Lan Lan e To­ni Cos­ta.

A se­gu­ran­ça de tan­tos anos de pal­co dá à can­to­ra a pos­si­bi­li­da­de de ou­sar – e ela o faz aqui pas­san­do da ani­ma­ção para um am­bi­en­te de tris­te­za. Há um cli­ma as­su­mi­da­men­te ses­sen­tis­ta ao lon­go de to­do dis­co, ge­ran­do um can­to que, de tão su­a­ve, se apro­xi­ma da bos­sa no­va.

Para Ema­nu­el­le, o dis­co é para sen­tir, não só ou­vir. Seu as­pec­to uni­ver­sal fi­ca evi­den­te em fai­xas se­du­to­ras, co­mo “Lua Cheia de Ja­nei­ro”, es­cri­ta por Cel­so Fon­se­ca.

Os com­po­si­to­res, por si­nal, são um des­ta­que es­pe­ci­al do dis­co. Mos­ka co­la­bo­ra em “O Amor Es­tá a Meu La­do”, cri­a­da para Paulinho da Vi­o­la, mas que Ema­nu­el­le do­mi­na com­ple­ta­men­te, tor­nan­do-a uma das me­lho­res fai­xas.

Zeca Ve­lo­so tam­bém tem uma com­po­si­ção no ál­bum, a gin­ga­da “Baby Lo­ve”.Co­la­bo­ram ain­da Már­cio Mel­lo, Ce­zar Men­des e ou­tros, to­dos em fai­xas com pro­du­ção do re­no­ma­do Kas­sin – pro­du­tor de Va­nes­sa da Ma­ta e Ca­e­ta­no Ve­lo­so, para ci­tar al­guns.

Um dos des­ta­ques é a fai­xa de aber­tu­ra, “Uma Mu­lher”, que ga­nhou um cli­pe pro­du­zi­do em No­va York. Cri­a­da por Ga­bri­el Mu­zak, a mú­si­ca é uma das mais ani­ma­das, mas ga­nha pin­ta noir no ví­deo. Ou­tra com­po­si­ção de Mu­zak, “Na Imen­si­dão”, é sem dú­vi­da a me­lhor do dis­co.

Além das iné­di­tas, o dis­co traz tam­bém uma re­gra­va­ção de “Se For pra Men­tir”, de Ar­nal­do An­tu­nes, co­nhe­ci­da na voz de Ro­ber­ta Sá.

Sem ba­te­ria ou gra­ves, o ál­bum tem pou­cos ins­tru­men­tos na ba­se – mas in­ves­tiu nos me­lho­res mú­si­cos. Par­ti­ci­pam Pe­dro Sá (vi­o­lão e gui­tar­ra), Stepha­ne San Ju­an (per­cus­são), Da­ni­lo An­dra­de (te­cla­dos), Al­ber­to Con­ti­nen­ti­no (bai­xo). Com um ti­me des­ses, o re­sul­ta­do só po­de­ria ser ex­ce­len­te.

| DIVULGAÇÃO

No­va York vi­rou ce­ná­rio do cli­ma en­tris­te­ci­do do dis­co

‘O PRO­BLE­MA É A VE­LO­CI­DA­DE’ EMA­NU­EL­LE ARAÚ­JO DECK MUSIC DIS­PO­NÍ­VEL EM STRE­A­MING

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.