Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁU­DIO HUM­BER­TO CLAUDIO.HUM­BER­TO @METROJORNAL.COM.BR

PERDÃO DE DÍ­VI­DA DE PAÍ­SES AFRI­CA­NOS SOB SUS­PEI­TA. Le­va ao Se­na­do uma das prin­ci­pais pis­tas na in­ves­ti­ga­ção do es­que­ma de cor­rup­ção en­vol­ven­do fi­nan­ci­a­men­tos do BNDES no ex­te­ri­or, para be­ne­fi­ci­ar prin­ci­pal­men­te a em­prei­tei­ra Ode­bre­cht. É que o BNDES só po­de fi­nan­ci­ar obras em paí­ses que não te­nham dí­vi­das jun­to ao Bra­sil. A sus­pei­ta é que os fre­quen­tes pro­je­tos de “perdão de dí­vi­das”, apro­va­dos no Se­na­do, se­jam pro­du­to de lobby do es­que­ma cor­rup­to. PROS­PEC­ÇÃO.

In­ves­ti­ga­do por trá­fi­co in­ter­na­ci­o­nal de in­fluên­cia, Lu­la “pros­pec­ta­va” para a Ode­bre­cht obras no ex­te­ri­or, ga­ran­tin­do dinheiro do BNDES. CRI­ME PER­FEI­TO.

BNDES con­di­ci­o­na fi­nan­ci­a­men­to de obra lá fo­ra, sem a incô­mo­da fis­ca­li­za­ção do TCU ou MPF, à con­tra­ta­ção de em­prei­tei­ra bra­si­lei­ra. SO­MEN­TE DITADURAS.

Paí­ses afri­ca­nos e la­ti­no-ame­ri­ca­nos que ga­nha­ram obras fi­nan­ci­a­das pe­lo BNDES vi­vem sob ditaduras, tam­bém sem ór­gãos de con­tro­le. TU­DO SECRETO.

O fi­nan­ci­a­men­to do BNDES no ex­te­ri­or foi pro­te­gi­do, no governo Lu­la, por “acor­dos bi­la­te­rais” si­gi­lo­sos, aos quais nem o TCU ti­nha aces­so. CPI PO­DE LE­VAR, SOB VARA, ATOR GLO­BAL PARA DE­POR. O ator e ati­vis­ta do PT José de Abreu po­de en­ca­rar a Fe­de­ral em sua por­ta, para con­du­zi-lo sob vara para de­por na CPI da Lei Rou­a­net. Ele zom­bou da con­vo­ca­ção, pe­din­do uma pas­sa­gem Pa­ris-Brasília. “Se for ne­ces­sá­rio, man­da­re­mos bus­cá-lo de ja­ti­nho da Po­lí­cia Fe­de­ral”, afir­ma o de­pu­ta­do Sós­te­nes Ca­val­can­te (DEM-RJ), que o con­vo­cou, en­tre ou­tras coi­sas, para in­ter­ro­gá-lo so­bre os R$ 299 mil que ar­re­ca­dou, sob os fa­vo­res da Lei Rou­a­net, e não cum­priu o de­ver de pres­tar con­tas. ZÉ DO CUSPE.

Sós­te­nes diz que vai à CPI de guar­da-chu­va: “Ele gos­ta de cus­pir nos ou­tros”, diz so­bre Zé de Abreu, que cus­piu em ca­sal num res­tau­ran­te.

“É A MAR­CA DOS PETRALHAS” PASTOR SILAS MALAFAIA, SO­BRE O TA­LEN­TO PE­TIS­TA DE TRANS­FE­RIR RES­PON­SA­BI­LI­DA­DES

| PE­DRO LADEIRA/FOLHAPRESS

Sós­te­nes Ca­val­can­te (DEM-RJ)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.