San­to An­dré pre­ci­sa de 46,3 mil ha­bi­ta­ções

Can­di­da­tos à Pre­fei­tu­ra apre­sen­tam su­as pro­pos­tas para o pro­ble­ma

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

“As fa­mí­li­as com ren­da men­sal de até 3 sa­lá­ri­os mí­ni­mos, re­si­den­tes em áre­as ur­ba­nas ou ru­rais, têm o di­rei­to à as­sis­tên­cia téc­ni­ca pú­bli­ca e gra­tui­ta para o pro­je­to e a cons­tru­ção de ha­bi­ta­ção de in­te­res­se so­ci­al para sua pró­pria mo­ra­dia”. É o que diz o ar­ti­go 2 da lei fe­de­ral 11.124, de 2005, que es­ta­be­le­ce as di­re­tri­zes ge­rais de po­lí­ti­cas ur­ba­nas.

No en­tan­to, es­tu­do fei­to pe­la UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) so­bre a ha­bi­ta­ção na re­gião mos­tra que em San­to An­dré 46,3 mil fa­mí­li­as não têm on­de mo­rar ou vi­vem em lo­cal sem in­fra­es­tru­tu­ra bá­si­ca, com ine­xis­tên­cia de sa­ne­a­men­to, ener­gia elé­tri­ca e co­le­ta de li­xo.

“A di­mi­nui­ção des­se de­fi­cit en­vol­ve re­cur­sos, que são me­no­res em ca­so de re­gu­la­ri­za­ção fun­diá­ria, mas que mes­mo as­sim pre­ci­sa de le­van­ta­men­tos, cus­tas car­to­ri­ais, fa­zer um ca­das­tra­men­to das fa­mí­li­as, por exem­plo. Para pro­du­ção ha­bi­ta­ci­o­nal e in­fra­es­tru­tu­ra o cus­to é mai­or. Mas, de qual­quer for­ma, é ne­ces­sá­rio in­ves­tir para po­der di­mi­nuir es­sa de­man­da”, diz a co­or­de­na­do­ra a pes­qui­sa, Ro­sa­na De­nal­di.

A Pre­fei­tu­ra de San­to An­dré afir­ma que, des­de 2013, pri­mei­ro ano do man­da­to do pre­fei­to Car­los Grana (PT), 2.328 uni­da­des fo­ram en­tre­gues e ou­tras 96 es­tão em fa­se de cons­tru­ção. A me­ta do pla­no de governo pe­tis­ta era en­tre­gar 3 mil ha­bi­ta­ções em qua­tro anos de ges­tão.

Ve­ja ao la­do as pro­pos­tas dos prin­ci­pais can­di­da­tos a pre­fei­to para dar mo­ra­dia dig­na à po­pu­la­ção.

TI­A­GO SIL­VA/ARQUIVO ME­TRO

Ci­da­de São Jor­ge é um dos bair­ros com mo­ra­di­as pre­cá­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.