Ca­sos de den­gue ca­em 77% no Es­ta­do de SP

Va­ci­na con­tra a do­en­ça do Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan che­ga à fa­se fi­nal de ava­li­a­ções com 17 mil vo­lun­tá­ri­os

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

De­pois de um 2015 de ex­plo­são de ca­sos de den­gue, o Es­ta­do de São Paulo viu a do­en­ça re­cu­ar 77% nes­te ano. Da­dos da Se­cre­ta­ria da Saú­de mos­tram que, até agos­to, fo­ram 154.180 ca­sos. No ano pas­sa­do, no mes­mo pe­río­do, ha­vi­am si­do 675.129 re­gis­tros.

De olho no pró­xi­mo ve­rão, o governo do Es­ta­do de São Paulo anun­ci­ou on­tem a ter­cei­ra fa­se da cam­pa­nha “To­dos jun­tos con­tra o Ae­des aegyp­ti”, que con­ta­rá com qua­se 20 mil agen­tes mu­ni­ci­pais e es­ta­du­ais com­ba­ten­do o mos­qui­to em 521 ci­da­des pau­lis­tas.

Ações co­mo re­mo­ção me­câ­ni­ca, tra­ta­men­to quí­mi­co e ori­en­ta­ções à po­pu­la­ção se­rão in­ten­si­fi­ca­das para evi­tar.

Para con­ter mos­qui­tos na fa­se adul­ta, mil agen­tes da Su­cen (Su­pe­rin­ten­dên­cia de Con­tro­le de En­de­mi­as) vão dar apoio em ações de ne­bu­li­za­ção – apli­ca­ção de in­se­ti­ci­das em pon­tos crí­ti­cos. Va­ci­na Mais tes­tes clí­ni­cos da pri­mei­ra va­ci­na bra­si­lei­ra con­tra a den­gue fo­ram anun­ci­a­dos on­tem. Qua­tro Es­ta­dos vão re­ce­ber os en­sai­os da imu­ni­za­ção a par­tir de 5 de ou­tu­bro.

Es­ta é a úl­ti­ma fa­se dos tes­tes. Ago­ra, as va­ci­nas vão che­gar a vo­lun­tá­ri­os de Brasília (DF), Cui­a­bá (MT), Re­ci­fe (PE) e Be­lo Ho­ri­zon­te (MG). Ou­tros dez cen­tros de pes­qui­sa já co­me­ça­ram a tes­tar as do­ses em 17 mil pes­so­as.

A va­ci­na foi de­sen­vol­vi­da pe­lo Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan em par­ce­ria com os Ins­ti­tu­tos Na­ci­o­nais de Saú­de dos Es­ta­dos Uni­dos e é pro­du­zi­da com ví­rus vi­vos, mas en­fra­que­ci­dos. Com do­se úni­ca, ela de­ve imu­ni­zar con­tra qua­tro ti­pos de ví­rus.

Ago­ra, a eta­pa vi­sa com­pro­var a efi­cá­cia da imu­ni­za­ção. As du­as pri­mei­ras fa­ses já in­di­cam que a va­ci­na é se­gu­ra, que aju­da o or­ga­nis­mo a pro­du­zir an­ti­cor­pos e que é po­ten­ci­al­men­te efi­caz. O me­di­ca­men­to de­ve ser dis­po­ni­bi­li­za­do até 2018.

O Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan tam­bém es­pe­ra ini­ci­ar en­sai­os clí­ni­cos da va­ci­na da chi­kun­gunya em 2017. A do­en­ça é uma das pri­o­ri­da­des do governo por cau­sa do au­men­to de ca­sos. Nes­te ano, o Es­ta­do te­ve 914 re­gis­tros da do­en­ça. Em 2015, fo­ram 189, to­dos con­traí­dos fo­ra do Es­ta­do.

| LU­CAS LA­CAZ RUIZ/FOLHAPRESS

Mil agen­tes vão com­ba­ter mos­qui­tos adul­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.