Pau­lis­ta­no pas­sa um mês e meio no trân­si­to por ano

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Ima­gi­ne pas­sar um mês e meio no trân­si­to. Se vo­cê mo­ra em São Paulo, nem pre­ci­sa ima­gi­nar: já pas­sa por is­so ao lon­go do ano, le­van­do cer­ca de três ho­ras por dia para com­ple­tar to­dos os seus des­lo­ca­men­tos, de acor­do com pes­qui­sa Ibo­pe e Nos­sa São Paulo fei­ta com 602 pes­so­as.

A mé­dia, que era de 2h38 diá­ria ano pas­sa­do, su­biu 20 mi­nu­tos nes­te ano, para 2h58, mai­or tem­po des­de 2009. Co­mo a res­pos­ta é uma men­su­ra­ção a par­tir de mé­di­as in­for­ma­das pe­los res­pon­den­tes – em in­ter­va­los de meia em meia ho­ra –, a ONG não con­se­guiu, a par­tir dos da­dos da pes­qui­sa, es­ta­be­le­cer um mo­ti­vo para tal al­ta. “É uma per­cep­ção do res­pon­den­te, que diz que es­tá le­van­do mais tem­po para ir de um lu­gar ao ou­tro”, dis­se o co­or­de­na­dor exe­cu­ti­vo da Nos­sa São Paulo, Mauricio Broin­zi.

Para ele, um da­do re­le­van­te da pes­qui­sa é que ela mos­tra me­lho­ria da ava­li­a­ção em vá­ri­os as­pec­tos re­le­van­tes da mo­bi­li­da­de na ci­da­de.

As no­tas mé­di­as de to­dos os que­si­tos de si­tu­a­ção ge­ral su­bi­ram nes­te ano. En­tre eles es­tão quan­ti­da­de e lo­ca­li­za­ção de fai­xas de pe­des­tres, no­ta para o trans­por­te pú­bli­co de uma ma­nei­ra ge­ral (ôni­bus, me­trô, trem etc.), apli­ca­ção da le­gis­la­ção por par­te da au­to­ri­da­de e res­pei­to de­la por mo­to­ris­tas e pe­des­tres, além do pró­prio tem­po gas­to para se des­lo­car pe­la ci­da­de. Car­ro em bai­xa A pes­qui­sa ain­da mos­trou que, em­bo­ra um ter­ço dos pau­lis­ta­nos use com al­gu­ma frequên­cia o car­ro em su­as idas e vin­das pe­la ci­da­de, me­ta­de (51%) o dei­xa­ria em ca­sa se ti­ves­se uma al­ter­na­ti­va de trans­por­te me­lhor. O per­cen­tu­al é ain­da mai­or na fai­xa en­tre 45 e 54 anos: 62%.

E 49% dis­se­ram nes­te ano es­tar usan­do o car­ro com me­nos frequên­cia do que no ano pas­sa­do.

Mas, a de­pen­der da ava­li­a­ção do sis­te­ma de ôni­bus da ci­da­de, ain­da de­mo­ra para ha­ver me­nos car­ros nas ru­as. De 12 que­si­tos pes­qui­sa­dos, a mai­or mé­dia, 5,4 (de uma es­ca­la de 1 a 10), foi da­da a lim­pe­za, con­ser­va­ção e ma­nu­ten­ção dos ter­mi­nais. Os de­mais itens fo­ram daí para bai­xo.

Me­trô é o que de fa­to os pau­lis­ta­nos qu­e­rem, en­fim, para me­lho­rar sua mo­bi­li­da­de. Me­lho­rar a qua­li­da­de das li­nhas exis­ten­tes e in­ves­tir em no­vas fo­ram as me­di­das mais men­ci­o­na­das pe­los en­tre­vis­ta­dos.

| AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Mo­to­ris­ta pas­sa 2h58 no trân­si­to por dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.