FESTEJANDO O 1-2-3 DA PENS­KE

Metro Brazil (ABC) - - Esporte - HE­LIO CAS­TRO­NE­VES HE­LIO.CAS­TRO­NE­VES @METROJORNAL.COM.BR

Oi ami­gos, tu­do bom? A tem­po­ra­da 2016 da IndyCar che­gou ao fi­nal no do­min­go, nu­ma pro­va mui­to dis­pu­ta­da em So­no­ma, na Ca­li­fór­nia, e o mo­men­to é de comemoração para nós do Te­am Pens­ke. Há um ver­da­dei­ro sen­ti­men­to de fe­li­ci­da­de por ter­mos si­do ca­pa­zes de con­quis­tar as três pri­mei­ras po­si­ções no cam­pe­o­na­to e re­co­lo­car de ma­nei­ra in­ques­ti­o­ná­vel Ro­ger Pens­ke no­va­men­te no to­po da ca­te­go­ria.

O tí­tu­lo foi con­quis­ta­do por Si­mon Pa­ge­naud com to­do o me­re­ci­men­to, pois fez uma óti­ma tem­po­ra­da e é um ca­ra mui­to sé­rio e ba­ca­na. Tam­bém se­ria me­re­ce­dor o Will Power se ti­ves­se ven­ci­do, que tra­ba­lhou du­ro e tem de se or­gu­lhar pe­lo vi­ce. Quan­to a mim, ti­nha ao meu al­can­ce con­quis­tar o 3º pos­to e fe­char o 1-2-3 do Te­am Pens­ke. Foi o que fiz.

Es­sa con­quis­ta foi mui­to im­por­tan­te para to­dos nós, pois é o re­sul­ta­do de um tra­ba­lho que en­vol­ve mui­tas pes­so­as, ca­da uma se de­di­can­do à sua es­pe­ci­a­li­da­de e mui­tas ve­zes de for­ma anô­ni­ma para o gran­de pú­bli­co. Es­se es­for­ço con­jun­to faz que ca­da um tam­bém se sin­ta ven­ce­dor, uma vez que nin­guém con­quis­ta na­da so­zi­nho.

Sob o pon­to de vis­ta es­por­ti­vo, cla­ro que fiz o que pu­de para ser o cam­peão. Ca­da um, na pis­ta, lu­ta por seu ob­je­ti­vo, mas sem per­der de vis­ta que so­mos um gru­po e é para o su­ces­so des­se gru­po que nos­sos es­for­ços são vol­ta­dos.

Ca­da pi­lo­to da Pens­ke tra­ba­lha de for­ma in­de­pen­den­te, sem que ha­ja uma hi­e­rar­quia en­tre nós. Há uma to­tal li­ber­da­de de ação e is­so per­mi­te que os pi­lo­tos avan­cem de for­ma ho­mo­gê­nea no cam­pe­o­na­to. Ape­sar dis­so, to­dos os da­dos ob­ti­dos nas pis­tas são com­par­ti­lha­dos. En­tão, não exis­te es­se ne­gó­cio de um pi­lo­to ter um acer­to secreto e es­con­der dos de­mais. É as­sim que fun­ci­o­na e o re­sul­ta­do es­tá aí.

Ago­ra te­mos seis me­ses pe­la fren­te de tes­tes, ati­vi­da­des pro­mo­ci­o­nais e mui­to tra­ba­lho fo­ra das pis­tas, já mon­tan­do to­da a nos­sa ba­se para 2017. O que pos­so di­zer é que foi uma tem­po­ra­da du­ra, com obs­tá­cu­los ines­pe­ra­dos. Al­guns fo­ram su­pe­ra­dos, ou­tros não. Mas a ver­da­de é que não fal­tou gar­ra e é com es­se es­pí­ri­to que já es­ta­mos com os dois pés na tem­po­ra­da do ano que vem. For­te abra­ço e até se­ma­na que vem!

He­lio Cas­tro­ne­ves, 40, nas­ceu em São Paulo e foi cri­a­do em Ribeirão Preto. É o pi­lo­to bra­si­lei­ro com mais vi­tó­ri­as na Indy, com 29 con­quis­tas, e ven­ceu três edi­ções da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Dis­pu­tou em 2016 sua 19ª tem­po­ra­da na ca­te­go­ria e 17ª pe­lo Te­am Pens­ke.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.