Rús­sia. Pu­tin te­rá apoio de 76% das ca­dei­ras da Du­ma Fe­de­ral

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Vla­di­mir Pu­tin con­so­li­dou sua su­pre­ma­cia so­bre o sis­te­ma po­lí­ti­co da Rús­sia de­pois que o par­ti­do go­ver­nis­ta Rús­sia Uni­da ob­te­ve três quar­tos dos as­sen­tos do Par­la­men­to em uma elei­ção re­a­li­za­da no úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na, abrin­do ca­mi­nho para que o pre­si­den­te rus­so con­cor­ra a um quar­to man­da­to.

O Rús­sia Uni­da, cri­a­do por Pu­tin qua­se 16 anos atrás, quan­do se ele­geu pre­si­den­te pe­la pri­mei­ra vez, fi­cou com 343 – pou­co mais de 76% – de um to­tal de 450 ca­dei­ras da Du­ma Fe­de­ral, dis­se a Co­mis­são Elei­to­ral Cen­tral, com 93% das ur­nas apu­ra­das.

Tra­ta-se de um au­men­to em re­la­ção às 238 da úl­ti­ma vo­ta­ção par­la­men­tar de 2011 e bas­ta para o Rús­sia Uni­da al­te­rar a cons­ti­tui­ção uni­la­te­ral­men­te.

Mo­ni­to­res elei­to­rais eu­ro­peus dis­se­ram que a elei­ção foi eclip­sa­da por nu­me­ro­sas ir­re­gu­la­ri­da­des de pro­ce­di­men­tos e restrições a di­rei­tos bá­si­cos. As au­to­ri­da­des da Rús­sia afir­ma­ram não ha­ver quais­quer in­dí­ci­os de frau­de ge­ne­ra­li­za­da na elei­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.