Mo­ro aca­ta de­nún­cia e Lu­la é réu na La­va Ja­to

Juiz acei­ta acu­sa­ção do MPF con­tra o ex-pre­si­den­te e mais se­te in­di­ci­a­dos por cor­rup­ção pas­si­va e lavagem de di­nhei­ro no ca­so do trí­plex. Ele res­sal­ta que ‘ele­men­tos pro­ba­tó­ri­os são ques­ti­o­ná­veis’, mas ex­pli­ca que, nes­te mo­men­to do pro­ces­so, ‘bas­ta jus­ta

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - RA­FA­EL NE­VES

O juiz Sér­gio Mo­ro acei­tou on­tem a de­nún­cia do MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) con­tra o ex-pre­si­den­te Luiz Inácio Lu­la da Sil­va e mais se­te pes­so­as por cor­rup­ção e lavagem de di­nhei­ro.

Já trans­for­ma­do em réu na Jus­ti­ça de Brasília, Lu­la pas­sa ago­ra a ser al­vo de um pro­ces­so no Pa­ra­ná. A acu­sa­ção apon­ta que ele re­ce­beu pro­pi­nas da em­prei­tei­ra OAS, que te­ria re­ser­ba­do e re­for­ma­do um trí­plex no Gu­a­ru­já (SP) e pa­go o ar­ma­ze­na­men­to de bens do pe­tis­ta co­mo com­pen­sa­ção por van­ta­gens em con­tra­tos da Petrobras.

Mo­ro não fez res­sal­vas à de­nún­cia do MPF, mas es­cla­re­ceu no des­pa­cho, por vá­ri­as ve­zes, que “os ele­men­tos pro­ba­tó­ri­os são ques­ti­o­ná­veis”. Afir­mou, po­rém, que bas­ta ha­ver jus­ta cau­sa pa­ra abrir o pro­ces­so.

Além de Lu­la, se­rão jul­ga­das cin­co pes­so­as li­ga­das à OAS, in­cluin­do o ex-pre­si­den­te Léo Pi­nhei­ro, o pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Lu­la, Pau­lo Oka­mot­to, e a mu­lher de Lu­la, Ma­ri­sa Le­tí­cia.

So­bre a ex-pri­mei­ra da­ma, Mo­ro es­cre­veu que “la­men­ta em es­pe­ci­al” a in­clu­são de­la en­tre os de­nun­ci­a­dos. “Mui­to em­bo­ra ha­ja dú­vi­das re­le­van­tes quan­to ao seu en­vol­vi­men­to do­lo­so”, o juiz ar­gu­men­ta que os in­dí­ci­os são su­fi­ci­en­tes pa­ra que ela cons­te no pro­ces­so.

Mo­ro afir­mou que se­ria de se es­pe­rar que o MPF tam­bém ti­ves­se acu­sa­do Lu­la de as­so­ci­a­ção cri­mi­no­sa, já que a nar­ra­ti­va da de­nún­cia ci­ta 14 pon­tos pe­los quais ele po­de ser apon­ta­do co­mo che­fe da cor­rup­ção na Petrobras. O juiz ex­pli­cou, en­tre­tan­to, que es­se pon­to é in­ves­ti­ga­do no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), por en­vol­ver pes­so­as com fo­ro pri­vi­le­gi­a­do.

A de­fe­sa de Lu­la dis­se, em no­ta, que a de­ci­são ‘não cau­sa sur­pre­sa’. “Es­se é um pro­ces­so sem juiz en­quan­to agen­te de­sin­te­res­sa­do e ga­ran­ti­dor dos di­rei­tos fun­da­men­tais”, afir­mam os ad­vo­ga­dos.

| HEINRICH AIKAWA / INS­TI­TU­TO LU­LA

Mo­ro la­men­tou in­clu­são de Ma­ri­sa Le­tí­cia na ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.