Na ONU, Te­mer faz sua de­fe­sa do im­pe­a­ch­ment

Na aber­tu­ra da As­sem­bleia Ge­ral, pre­si­den­te diz que pro­ces­so obe­de­ceu ‘or­dem cons­ti­tu­ci­o­nal’

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Cum­prin­do tra­di­ção ini­ci­a­da pe­lo di­plo­ma­ta bra­si­lei­ro Os­val­do Ara­nha em 1947, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer abriu on­tem o pro­nun­ci­a­men­to dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no que es­tão em No­va York pa­ra a 71ª As­sem­bleia Ge­ral da ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das) e fa­lou so­bre o pro­ces­so do im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, de­cla­ran­do que o Bra­sil tem um com­pro­mis­so “ine­go­ciá­vel” com a de­mo­cra­cia.

“Tu­do trans­cor­reu, de­vo res­sal­tar, den­tro do mais ab­so­lu­to res­pei­to à or­dem cons­ti­tu­ci­o­nal. O fa­to de ter­mos da­do es­se exem­plo ao mun­do ve­ri­fi­ca que não há de­mo­cra­cia sem Es­ta­do de di­rei­to – sem nor­mas que se apli­quem a to­dos, in­clu­si­ve aos mais po­de­ro­sos. É o que o Bra­sil mos­tra ao mun­do. E o faz em meio a um pro­ces­so de de­pu­ra­ção de seu sis­te­ma po­lí­ti­co”, dis­se o pre­si­den­te.

Te­mer tam­bém con­cla­mou os paí­ses a se uni­rem na bus­ca do que cha­mou de “so­lu­ções efe­ti­vas” aos pro­ble­mas glo­bais. “Nos­sos de­ba­tes e ne­go­ci­a­ções não po­dem con­fi­nar-se a es­tas sa­las e cor­re­do­res. As Na­ções Uni­das não po­dem re­su­mir-se a um pos­to de ob­ser­va­ção e con­de­na­ção dos fla­ge­los mun­di­ais. De­vem afir­mar-se co­mo fon­te de so­lu­ções efe­ti­vas. Os se­me­a­do­res de con­fli­tos rein­ven­ta­ram-se. As ins­ti­tui­ções mul­ti­la­te­rais, não”, afir­mou.

Di­plo­ma­tas e mi­nis­tros da Ve­ne­zu­e­la, Bo­lí­via, Cu­ba, Equa­dor, Ni­ca­rá­gua e Cos­ta Ri­ca pro­tes­ta­ram con­tra Te­mer re­ti­ran­do-se do ple­ná­rio ou não en­tran­do ne­le du­ran­te o dis­cur­so do pre­si­den­te bra­si­lei­ro. O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Jo­sé Ser­ra, dis­se que o pro­tes­to não te­rá “ne­nhum” im­pac­to so­bre o Bra­sil. METRO

| MIKE SEGAR / REUTERS

O pre­si­den­te Te­mer em No­va York

| CAR­LO ALLEGRI/REUTERS

Mi­chel Te­mer na As­sem­bleia Ge­ral da ONU: ex­pli­ca­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.