Em úl­ti­mo dis­cur­so, Oba­ma ‘dis­pa­ra pa­ra to­dos os la­dos’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma apro­vei­tou o úl­ti­mo dis­cur­so que faz na ONU an­tes do fi­nal de seu man­da­to, em ja­nei­ro do ano que vem, pa­ra dar vá­ri­os re­ca­dos ao mun­do. O pri­mei­ro de­les foi con­tra a as­cen­são do que cha­mou de “na­ci­o­na­lis­mo agres­si­vo” e de um “po­pu­lis­mo gros­sei­ro” em vá­ri­os paí­ses. “Não po­de­mos ig­no­rar es­sas vi­sões. Elas re­fle­tem o des­con­ten­ta­men­to de mui­tos de nos­sos ci­da­dãos”, de­cla­rou.

Em re­la­ção à Sí­ria, Oba­ma pe­diu pa­ra que se pros­si­ga com “o di­fí­cil tra­ba­lho da di­plo­ma­cia”. “Em um lu­gar co­mo a Sí­ria não se po­de al­can­çar uma vi­tó­ria mi­li­tar.” Oba­ma tam­bém des­ta­cou que as na­ções po­dem fa­zer mais pa­ra aju­dar os re­fu­gi­a­dos e mi­gran­tes.

Ele acu­sou a Rússia de ten­tar re­cu­pe­rar sua gló­ria pas­sa­da “pe­la for­ça”, em meio ao en­vol­vi­men­to mi­li­tar de Mos­cou na Sí­ria e na Ucrâ­nia.“Em um mun­do que dei­xou pa­ra trás a era dos im­pé­ri­os, ve­mos co­mo a Rússia ten­ta re­cu­pe­rar sua gló­ria pas­sa­da pe­la for­ça”, afir­mou. Por fim, en­fa­ti­zou que é ur­gen­te que o acor­do de Pa­ris so­bre o cli­ma en­tre em vi­gor, pe­din­do que os lí­de­res mun­di­ais não dei­xem o pro­ble­ma pa­ra as fu­tu­ras ge­ra­ções re­sol­ve­rem.“Se não agir­mos com au­dá­cia, te­re­mos mi­gra­ções em mas­sa, ci­da­des sub­mer­sas e re­ser­vas de ali­men­tos di­zi­ma­das.”

“De­ve ha­ver um sen­ti­do de ur­gên­cia pa­ra co­lo­car em prá­ti­ca o acor­do e aju­dar os paí­ses mais po­bres a dei­xar de la­do for­mas des­tru­ti­vas de ener­gia”, afir­mou o pre­si­den­te dos EUA. METRO

| LU­CAS JACK­SON/REUTERS

Oba­ma: crí­ti­cas ao ‘po­pu­lis­mo gros­sei­ro’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.