VE­JA AS PRIN­CI­PAIS PRO­POS­TAS DOS CAN­DI­DA­TOS PA­RA A MO­BI­LI­DA­DE UR­BA­NA EM SAN­TO AN­DRÉ

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

CAR­LOS GRA­NA (PT)

No meu pró­xi­mo go­ver­no, vou ga­ran­tir mai­or flui­dez do trân­si­to en­tre o 1º e o 2º sub­dis­tri­tos, bem co­mo en­tre as de­mais ci­da­des da re­gião e com a ca­pi­tal, por meio da re­cu­pe­ra­ção do vi­a­du­to Adib Cham­mas e da cons­tru­ção da se­gun­da al­ça que trans­põe o Rio Ta­man­du­a­teí. Tam­bém vou re­mo­de­lar o viá­rio da ave­ni­da dos Estados jun­to ao tre­vo de Santa Te­re­zi­nha com al­te­a­men­to das pis­tas, re­mo­de­la­ção das pon­tes no lo­cal e im­plan­ta­ção de cor­re­do­res de ôni­bus, ci­clo­via, além de pri­o­ri­zar a pre­ser­va­ção da ve­ge­ta­ção exis­ten­te nas mar­gens do rio. Vou vi­a­bi­li­zar par­ce­ri­as pa­ra a cons­tru­ção da mar­gi­nal Cas­sa­que­ra, que li­ga­rá o vi­a­du­to Sal­va­dor Ava­mi­le­no com o Ro­do­a­nel. Tam­bém va­mos aper­fei­ço­ar e am­pli­ar o projeto de ci­clo­vi­as, li­gan­do, as­sim, os bair­ros ao cen­tro. A me­lho­ria da flui­dez do trá­fe­go pas­sa ain­da pe­la ur­gen­te ela­bo­ra­ção de um Pla­no Mu­ni­ci­pal de Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na, que de­ve­rá apon­tar a re­mo­de­la­ção das li­nhas mu­ni­ci­pais de ôni­bus e dar con­ti­nui­da­de a pro­je­tos que agre­guem in­te­li­gên­cia à ges­tão, com o uso das no­vas tec­no­lo­gi­as de le­van­ta­men­to de da­dos e in­for­má­ti­ca.

AI­DAN RA­VIN (PSB)

Ire­mos cri­ar in­cen­ti­vos pa­ra a ado­ção de veí­cu­los com com­bus­tí­veis não po­lu­en­tes no trans­por­te pú­bli­co, es­tu­do pro­fun­do e téc­ni­co de to­das ci­clo­fai­xas. Tam­bém va­mos es­ti­mu­lar o de­sen­vol­vi­men­to de apli­ca­ti­vos pa­ra smartpho­nes e ou­tros apa­re­lhos, com in­for­ma­ções úteis so­bre o trân­si­to e o trans­por­te pú­bli­co, afim de fa­ci­li­tar a mo­bi­li­da­de ur­ba­na. Va­mos cri­ar ações que be­ne­fi­ci­em pro­fes­so­res e uni­ver­si­tá­ri­os, co­mo uma li­nha cir­cu­lar en­tre uni­ver­si­da­des, ter­mi­nais e me­trô. Tam­bém ire­mos fa­zer es­ta­ci­o­na­men­tos pró­xi­mos aos ter­mi­nais e ofe­re­cer pas­sa­gem re­du­zi­da no pe­río­do no­tur­no. No nos­so go­ver­no, fa­re­mos a cons­tru­ção de um vi­a­du­to no en­con­tro da mar­gi­nal Cas­sa­que­ra com a ave­ni­da Gi­o­van­ni Ba­tis­ta Pi­rel­li, na Vi­la Ho­me­ro Thon. Tam­bém va­mos so­li­ci­tar com­pen­sa­ção ao go­ver­no es­ta­du­al pe­la aber­tu­ra do tre­cho sul do Ro­do­a­nel e da in­ter­li­ga­ção da ave­ni­da Ja­cuPês­se­go. Te­mos co­mo me­ta ain­da a cons­tru­ção do vi­a­du­to de Utin­ga, que pas­sa­rá por ci­ma da ave­ni­da dos Estados.

PAU­LI­NHO SER­RA (PSDB)

Va­mos ter­mi­nar as al­ças dos vi­a­du­tos Adib Cham­mas e Cas­tel­lo Bran­co, que nos qua­tro anos é pos­sí­vel vi­a­bi­li­zar os dois. O Adib Cham­mas não foi fei­to por pu­ra in­com­pe­tên­cia, cus­ta R$ 15 mi­lhões. Se ti­ves­se pri­o­ri­da­de, já te­ria fei­to. Va­mos ter um em­ba­te for­te, no bom sen­ti­do, com o go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min pa­ra ti­rar­mos a li­nha 18-Bron­ze do me­trô do pa­pel. Se a gen­te qui­ser no­vos ei­xos de mo­bi­li­da­de, pre­ci­sa­mos da li­nha 18 e da es­ta­ção Pi­rel­li da CPTM. No pri­mei­ro ano de man­da­to, va­mos fa­zer a re­vi­são dos iti­ne­rá­ri­os de ôni­bus em to­do o sis­te­ma. Va­mos fa­zer li­nhas cir­cu­la­res, mais cur­tas e pon­tu­ais. Va­mos ter­mi­nar o ei­xo Cas­sa­que­ra/Anhaia Me­lo, com a li­ga­ção do Ro­do­a­nel e a ave­ni­da dos Estados pe­las ave­ni­das Va­len­tim Magalhães e Luiz Ig­ná­cio de Anhaia Me­lo. Que­re­mos con­cluir es­se ei­xo em qua­tro anos. Tem a ques­tão das bi­ci­cle­tas, que pre­ci­sa ser cor­ri­gi­da. Que­re­mos fa­zer di­rei­to as ci­clo­vi­as e ci­clo­fai­xas, com es­tu­do e trans­pa­rên­cia. É pre­ci­so in­tro­du­zir a bi­ci­cle­ta na ci­da­de não só co­mo la­zer, mas tam­bém co­mo trans­por­te.

RAI­MUN­DO SAL­LES (PPS)

Te­mos que for­ta­le­cer os cor­re­do­res e dar pri­o­ri­da­de aos ôni­bus. Que­ro pri­o­ri­zar o trans­por­te pú­bli­co no meu go­ver­no. Vou fa­zer apli­ca­ti­vos que per­mi­tam que o ci­da­dão pos­sa sa­ber a ho­ra em que ôni­bus pas­sa no pon­to por meio de um sis­te­ma de GPS. Tam­bém é pre­ci­so fa­zer PPPs (Par­ce­ri­as Pú­bli­co-Pri­va­das) pa­ra a ins­ta­la­ção de es­ta­ci­o­na­men­tos sub­ter­râ­ne­os, prin­ci­pal­men­te na re­gião do Cen­tro. De­tec­ta­mos qua­tro ou cin­co áre­as de in­te­res­se da ini­ci­a­ti­va pri­va­da pa­ra a ins­ta­la­ção de, pe­lo me­nos, 2,5 mil va­gas. Is­so ti­ra­ria vá­ri­os car­ros que fi­cam es­ta­ci­o­na­dos na rua e atra­pa­lham o trá­fe­go. Es­sa é um ques­tão de su­ma im­por­tân­cia. Tam­bém que­re­mos ter­mi­nar as du­as al­ças dos vi­a­du­tos Adib Cham­mas e Castelo Bran­co, que fa­ci­li­ta­ri­am mui­to o trân­si­to. San­to An­dré pre­ci­sa de um con­jun­to de pe­que­nas obras e de ma­nu­ten­ção do que tem. Em vez de gran­des obras, o con­jun­to de pe­que­nas obras po­de fa­zer a di­fe­ren­ça. Tam­bém te­mos en­tre nos­sas pro­pos­tas a cons­tru­ção de um sis­te­ma de mi­ni-anéis viá­ri­os re­gi­o­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.