Re­for­ma das leis tra­ba­lhis­tas vai fi­car pa­ra 2017

Mi­nis­tro diz que pri­o­ri­da­de é o ajus­te fis­cal e ne­ga au­men­to na car­ga ho­rá­ria e per­da de di­rei­tos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O mi­nis­tro do Tra­ba­lho, Ro­nal­do No­guei­ra, dis­se on­tem que o go­ver­no só de­ve en­vi­ar a pro­pos­ta de re­for­ma na le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta ao Con­gres­so no se­gun­do se­mes­tre do ano que vem. Se­gun­do o mi­nis­tro, a pri­o­ri­da­de no mo­men­to “é re­sol­ver a ques­tão do mai­or de­fi­cit fis­cal da his­tó­ria do país”.

Qu­es­ti­o­na­do se ha­ve­rá tem­po há­bil pa­ra en­ca­mi­nha­men­to da pro­pos­ta de mu­dan­ça ain­da no go­ver­no Te­mer, o mi­nis­tro evi­tou co­men­tar o as­sun­to, di­zen­do que é pre­ci­so tra­tar uma ques­tão de ca­da vez.

Em meio a ou­tros ruí­dos cau­sa­dos por me­di­das em es­tu­do pa­ra a re­for­ma, o go­ver­no pas­sou a ba­ter na te­cla que nes­te mo­men­to, o que in­te­res­sa é a apro­va­ção da PEC que es­ta­be­le­ce um te­to pa­ra os gas­tos pú­bli­cos e da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia.

Em even­to em São Pau­lo, No­guei­ra dis­se que não pas­sou de um mal-en­ten­di­do a pu­bli­ca­ção de in­for­ma­ções so­bre a pos­si­bi­li­da­de de a jor­na­da de tra­ba­lho ser le­ga­li­za­da em 12 ho­ras por dia. “Ja­mais de­fen­di o au­men­to pa­ra 12 ho­ras. Is­so é um ver­da­dei­ro dis­pa­ra­te”, afir­mou o mi­nis­tro.

Se­gun­do No­guei­ra, a pro­pos­ta que o go­ver­no es­tu­da es­tá cen­tra­da em três ei­xos: se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca, cri­a­ção de opor­tu­ni­da­des de ocu­pa­ção com ren­da e con­so­li­da­ção dos di­rei­tos.

O mi­nis­tro re­a­fir­mou que não exis­te in­ten­ção de me­xer em di­rei­tos ad­qui­ri­dos na CLT, tais co­mo fé­ri­as, 13º sa­lá­rio, FGTS e va­les-trans­por­te e re­fei­ção, nem com o re­pou­so se­ma­nal re­mu­ne­ra­do. “Ne­nhum di­rei­to do tra­ba­lha­dor so­fre ame­a­ça. Os di­rei­tos do tra­ba­lha­dor se­rão apri­mo­ra­dos”, dis­se.

METRO

| MARCELO CAMARGO/AGÊN­CIA BRA­SIL

Di­rei­tos se­rão ‘apri­mo­ra­dos’, afir­ma mi­nis­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.