Sau­da­des dos ca­va­le­tes?

Ca­ra no­va. Mu­dan­ças nas re­gras pa­ra a cam­pa­nha elei­to­ral nes­te ano dei­xa­ram as ci­da­des mais lim­pas, li­vres de car­ta­zes, out­do­ors e ca­va­le­tes. Elei­tor te­rá de ser mais ati­vo nes­te ano na bus­ca por in­for­ma­ções em quem vo­tar

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VA­NES­SA SELICANI

Lem­bra dos ca­va­le­tes, fai­xas e out­do­ors com ros­tos de candidatos se es­ta­pe­an­do por es­pa­ços nas ru­as a ca­da dois anos? Pois é, eles su­mi­ram!

Pou­co se vê nas ru­as do ABC da cam­pa­nha elei­to­ral mu­ni­ci­pal nes­te ano. O ce­ná­rio é bem di­fe­ren­te da dis­pu­ta pa­ra prefeito e ve­re­a­dor de 2012. Na elei­ção pas­sa­da, ao me­nos 17 mil ca­va­le­tes pre­ci­sa­ram ser re­ti­ra­dos das ru­as, ge­ran­do to­ne­la­das de lixo. Ape­nas em San­to André, o plei­to de 2014 pa­ra pre­si­den­te e go­ver­na­dor ge­rou 40 to­ne­la­das de ma­te­ri­al des­car­ta­do.

A fa­xi­na nes­te ano, que proi­biu ca­va­le­tes, fai­xas e out­do­ors nas ru­as, foi pro­mo­vi­da pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral, em re­so­lu­ção pu­bli­ca­da em 2015.

Ain­da são per­mi­ti­dos co­mí­ci­os, uso de al­to-fa­lan­tes nas ru­as, ca­mi­nha­das e ins­ta­la­ção de ban­dei­ras e me­sa de dis­tri­bui­ção de ma­te­ri­al.

E se as res­tri­ções lim­pa­ram as ru­as, elas vão exi­gir tam­bém que o elei­tor te­nha nes­te ano no­va pos­tu­ra pa­ra co­nhe­cer os candidatos.

O ci­en­tis­ta po­lí­ti­co da UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) Cláudio Pen­te­a­do afir­ma que a po­pu­la­ção te­rá de pro­cu­rar in­for­ma­ção. “É im­por­tan­te ter pos­tu­ra mais ati­va, não fi­car ape­nas com o con­teú­do ofe­re­ci­do nas re­des so­ci­ais, pois mui­ta gen­te fi­ca pre­so em uma bo­lha de in­for­ma­ção”, dis­se.

Pa­ra Pen­te­a­do, o tem­po re­du­zi­do pa­ra cam­pa­nha nes­te ano, de 90 pa­ra ape­nas 45 di­as, tam­bém dificulta o debate so­bre as pro­pos­tas. “Os mais pre­ju­di­ca­dos são os candidatos me­nos co­nhe­ci­dos.”

Na ho­ra da escolha, o ci­en­tis­ta afir­ma que o elei­tor de­ve se aten­tar às pro­pos­tas. “Ve­ja se con­cor­da com o que es­tá sen­do de­fen­di­do e pes­qui­se o his­tó­ri­co do can­di­da­to”, afir­mou.

| ALESSANDRO VALLE/ABCDIGIPRESS

Qua­tro anos de­pois, en­de­re­ço tem pou­cos si­nais de elei­ção

| ANDRÉ AMERICO/ARQUIVO METRO

Par­te al­ta da Pe­ri­me­tral, no Cen­tro, em San­to André

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.