Des­cen­tra­li­za­ção da saú­de

San­to André tem ape­nas um gran­de equi­pa­men­to de saú­de pa­ra aten­der a po­pu­la­ção de apro­xi­ma­da­men­te 712 mil ha­bi­tan­tes

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI

San­to André tem po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 712 mil ha­bi­tan­tes e ape­nas um gran­de equi­pa­men­to mu­ni­ci­pal de saú­de, que con­cen­tra gran­de par­te da de­man­da da ci­da­de: o CHM (Cen­tro Hos­pi­ta­lar Mu­ni­ci­pal). O hos­pi­tal, lo­ca­li­za­do no Cen­tro, re­ce­be no pronto-so­cor­ro cer­ca de 13 mil pes­so­as por mês, mé­dia de um pa­ci­en­te a ca­da três mi­nu­tos. O com­ple­xo reú­ne 44 lei­tos de UTI (Uni­da­de de Te­ra­pia In­ten­siv), sen­do 34 pa­ra adul­tos e 10 pa­ra cri­an­ças.

Há ou­tros lei­tos de UTI na ci­da­de, mas no Hos­pi­tal da Mu­lher. São 24 vol­ta­dos ao ne­o­na­tal e 16 pa­ra cui­da­dos in­ter­me­diá­ri­os. O equi­pa­men­to re­a­li­za mé­dia de 4,2 mil par­tos por ano.

Uma op­ção pa­ra de­sa­fo­gar o CHM é o hos­pi­tal da Vi­la Lu­zi­ta, que co­me­çou a ser er­gui­do em 2011, na ges­tão do en­tão prefeito Ai­dan Ra­vin (PSB), mas até ho­je não foi con­cluí­do. A pre­vi­são é que o equi­pa­men­to te­nha 75 lei­tos de UTI. Não há pra­zo pa­ra a uni­da­de ser fi­na­li­za­da.

Ou­tra al­ter­na­ti­va pa­ra des­cen­tra­li­zar o equi­pa­men­to cen­tral se­ria a cons- tru­ção de um com­ple­xo hos­pi­ta­lar no 2º Sub­dis­tri­to. O atu­al prefeito, Car­los Gra­na (PT), ti­nha em seu pla­no de go­ver­no a me­ta de cons­truir um hos­pi­tal com 150 lei­tos. Ele che­gou a di­zer que a re­gião po­de­ria re­ce­ber es­se equi­pa­men­to. Mas a uni­da­de não saiu do pa­pel.

Tam­bém se­ria pos­sí­vel de­sa­fo­gar o pronto-so­cor­ro do CHM com a cons­tru­ção de UPAs (Uni­da­des de Pronto Aten­di­men­to) em re­giões dis­tin­tas da ci­da­de. No en­tan­to, o mu­ni­cí­pio con­ta atu­al­men­te com ape­nas três em fun­ci­o­na­men­to: no Sa­ca­du­ra Ca­bral, no Jar­dim San­to André e no Cen­tro. Com a atu­al po­pu­la­ção, San­to André tem ca­pa­ci­da­de pa­ra re­ce­ber pe­lo me­nos se­te UPAs, se­gun­do as di­re­tri­zes do Mi­nis­té­rio da Saú­de. São Ber­nar­do, por exem­plo, que tem po­pu­la­ção mai­or, ho­je tem no­ve uni­da­des do ti­po.

Ve­ja ao la­do o que ca­da can­di­da­to pro­me­te pa­ra me­lho­rar a saú­de na ci­da­de.

UPA Cen­tral, úl­ti­ma a ser inau­gu­ra­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.