Mer­ca­dos. Dó­lar fe­cha em que­da após ma­nu­ten­ção de ta­xa de ju­ros nos EUA

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O dó­lar fe­chou on­tem em que­da de 1,52%, a R$ 3,2114 na ven­da, após a de­ci­são do Fed, o ban­co cen­tral dos EUA, em man­ter a ta­xa de ju­ros na mai­or eco­no­mia do mun­do. Já o Ibo­ves­pa, prin­ci­pal in­di­ca­dor da Bol­sa, su­biu 1,14%, aos 58.393 pon­tos.

O Fed man­te­ve su­as ta­xas de ju­ros en­tre 0,25% e 0,50%, co­mo am­pla­men­te es­pe­ra­do, mas as au­to­ri­da­des re­du­zi­ram o nú­me­ro de al­tas de ju­ros que es­pe­ram nes­te ano de du­as pa­ra uma, se­gun­do pro­je­ção me­di­a­na de es­ti­ma­ti­vas di­vul­ga­da com o co­mu­ni­ca­do.

O Fed tam­bém re­du­ziu sua pro­je­ção de cres­ci­men­to do PIB do país a 1,8% nes­te ano, con­tra 2% an­tes, e man­te­ve a pre­vi­são pa­ra o nú­cleo da in­fla­ção, com al­ta de 1,7%. Mas, pa­ra 2017, cor­tou a es­ti­ma­ti­va de al­ta dos pre­ços a 1,8%.

“Op­ta­mos por es­pe­rar uma mai­or evi­dên­cia pa­ra con­ti­nu­ar (com o ajus­te mo­ne­tá­rio)”, dis­se a pre­si­den­te do Fed, Ja­net Yel­len.

Yel­len acres­cen­tou que não há “si­nais de su­pe­ra­que­ci­men­to” e, por is­so, a eco­no­mia ame­ri­ca­na “ain­da con­ta com um pou­co de es­pa­ço pa­ra per­cor­rer”. Pa­ra ela, se as con­di­ções atu­ais se man­ti­ve­rem, é pos­sí­vel que acon­te­ça um no­vo ajus­te mo­ne­tá­rio “an­tes do fi­nal do ano”.

O mer­ca­do tam­bém foi in­flu­en­ci­a­da pe­lo Ban­co do Ja­pão, que mu­dou o fo­co da sua po­lí­ti­ca mo­ne­tá­ria e de­ter­mi­nou me­ta pa­ra ren­di­men­tos de tí­tu­los pú­bli­cos.

METRO

| GARY CAMERON/REUTERS

Yel­len diz que Fed es­pe­ra uma mai­or evi­dên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.