Paí­ses ade­rem a pac­to con­tra efei­to es­tu­fa

ONU. Das 195 na­ções que as­si­na­ram o Acor­do de Pa­ris em 2015, 30 for­ma­li­za­ram on­tem o com­pro­mis­so, em No­va York, ele­van­do pa­ra 60 o nú­me­ro de sig­na­tá­ri­os, en­tre eles o Bra­sil

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Um acor­do pa­ra com­ba­ter as mu­dan­ças cli­má­ti­cas fi­cou on­tem mais per­to de ser efe­ti­va­do, quan­do 30 paí­ses – en­tre eles o Bra­sil – en­tre­ga­ram su­as ra­ti­fi­ca­ções do pac­to na ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das), ele­van­do o to­tal pa­ra 60 na­ções, de acor­do com o se­cre­tá­rio-ge­ral da en­ti­da­de, Ban Ki-mo­on.

O acor­do, acer­ta­do por 195 na­ções em Pa­ris em de­zem­bro pas­sa­do, pre­ci­sa da ra­ti­fi­ca­ção de ao me­nos 55 paí­ses, re­pre­sen­tan­do 55% das emis­sões glo­bais de dió­xi­do de car­bo­no, pa­ra en­trar em vi­gor. Ban dis­se que os 60 paí­ses já con­fir­ma­dos re­pre­sen­tam mais de 47,5%.

Se­gun­do a ONU, 14 na­ções que re­pre­sen­tam 12,58% das emis­sões se com­pro­me­te­ram a se jun­tar ao pac­to ain­da em 2016, o que per­mi­ti­ria que a me­ta de 55% de emis­sões glo­bais de dió­xi­do de car­bo­no fos­se al­can­ça­da.

“O que já pa­re­ceu im­pos­sí­vel ago­ra é ine­vi­tá­vel. Te­nho con­fi­an­ça de que, quan­do eu dei­xar o car­go, o Acor­do de Pa­ris te­rá en­tra­do em vi­gor”, dis­se Ban, cu­jo se­gun­do man­da­to de cin­co anos ter­mi­na em 31 de de­zem­bro, em um even­to pa­ra­le­lo à As­sem­bleia-Ge­ral da ONU. Bra­sil O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer en­tre­gou a Ban Ki-mo­on a ra­ti­fi­ca­ção bra­si­lei­ra do Acor­do de Pa­ris, com o com­pro­mis­so as­su­mi­do pe­lo país de cor­tar as emis­sões de ga­ses de efei­to es­tu­fa em 37% até 2025, com o in­di­ca­ti­vo de re­du­ção de 43% até 2030, am­bos em com­pa­ra­ção aos ní­veis de 2005. METRO

| BETO BARATA/PR

Te­mer en­tre­ga do­cu­men­to a Ban Ki-mo­on, em No­va York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.