CLÁU­DIO HUM­BER­TO

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLAUDIO.HUM­BER­TO @METROJORNAL.COM.BR

DO­EN­ÇA DA MU­LHER DE MAN­TE­GA NÃO INIBIU FALCATRUA. Se a pri­são Gui­do Man­te­ga mo­ti­vou quei­xas, em ra­zão do es­ta­do de saú­de da sua mu­lher, o ex-ministro da Fa­zen­da não se pre­o­cu­pou com is­so quan­do hou­ve os cri­mes atri­buí­dos a ele. O câncer da psi­ca­na­lis­ta Eli­a­ne Man­te­ga foi di­ag­nos­ti­ca­do dois anos an­tes de o ma­ri­do pe­dir R$ 5 mi­lhões a Ei­ke Ba­tis­ta pa­ra pa­gar dí­vi­da de cam­pa­nha do PT, por meio de con­tra­to su­per­fa­tu­ra­do com a Pe­tro­bras. Di­nhei­ro rou­ba­do.

ATI­TU­DE ÉTI­CA. Se a Lava Jato qui­ses­se in­du­zir Gui­do Man­te­ga à de­la­ção pre­mi­a­da, es­ta se­ria a ho­ra ade­qua­da. Mas a re­vo­ga­ção da pri­são des­men­te is­so.

DISCRIÇÃO. Ao con­trá­rio do que di­zem os pe­tis­tas, os po­li­ci­ais fo­ram tão dis­cre­tos, na pri­são de Man­te­ga. Até usa­ram veí­cu­lo sem inscrições da PF.

MAN­TE­GA SE FAZ DE VÍ­TI­MA, MAS ‘FI­CHA’ É EX­TEN­SA. Man­te­ga aca­bou ge­ran­do pro­tes­to de pe­tis­tas so­bre a “de­su­ma­ni­da­de” da pri­são. Mas gra­ves acu­sa­ções pe­sam con­tra ele. Em 2012, foi acu­sa­do de im­pro­bi­da­de quan­do foi avi­sa­do e se omi­tiu de es­que­ma de cor­rup­ção na Ca­sa da Moeda. Além da Lava Jato, foi le­va­do sob va­ra pa­ra de­por na Ope­ra­ção Ze­lo­tes. Ele era ministro quan­do es­que­ma de la­dro­a­gem no Carf, afa­nou mais de R$ 20 bi­lhões dos co­fres pú­bli­cos.

MÍ­DIA BOAZINHA. O PT re­cla­ma à toa da “im­pren­sa gol­pis­ta”: par­te sig­ni­fi­ca­ti­va da mí­dia pre­fe­riu di­fun­dir a ver­são de pri­são “de­su­ma­na” de acu­sa­do de rou­bar o país, em vez de ex­pli­ci­tar as gra­ves acu­sa­ções que a mo­ti­va­ram.

ES­TRA­TÉ­GIA DE CO­MU­NI­CA­ÇÃO. Em 3h25 de con­ver­sa, o jor­na­lis­ta Edu­ar­do Oi­ne­gue ex­pli­cou a Mi­chel Te­mer su­as idei­as pa­ra a área de co­mu­ni­ca­ção do go­ver­no, in­cluin­do a de­sig­na­ção de por­ta-voz mu­lher, tal­vez di­plo­ma­ta. O pre­si­den­te vai re­fle­tir so­bre o as­sun­to, mas ain­da pre­fe­re Oi­ne­gue co­mo por­ta-voz.

“UMA ME­DI­DA EX­TRE­MA­MEN­TE LEGÍTIMA; NE­CES­SÁ­RIA” MINISTRO CEL­SO DE MELLO (STF) SO­BRE A RE­GU­LA­MEN­TA­ÇÃO DA PRÁ­TI­CA DO ‘LOBBY’ NO BRA­SIL

| MARCOS CORRÊA/PR

Mi­chel Te­mer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.