Ma­dei­ra rús­ti­ca

Pal­let. Fá­cil de ser en­con­tra­da, es­tru­tu­ra cus­ta pou­co e po­de se trans­for­mar em mó­veis co­mo ca­mas, so­fás e pol­tro­nas

Metro Brazil (ABC) - - Decoração -

Pa­ra quem tem cri­a­ti­vi­da­de e von­ta­de de co­lo­car a mão na mas­sa, um pal­let se tor­na mais do que uma es­tru­tu­ra pa­ra mer­ca­do­ri­as. É pos­sí­vel trans­for­mar o es­tra­do de ma­dei­ra em mó­veis rús­ti­cos, co­mo ca­mas, so­fás e me­sas.

Se­gun­do a só­cia da em­pre­sa Ca­sa com Pal­let, Bárbara Ro­dri­gues, o uso do material sur­ge co­mo uma ten­dên­cia na de­co­ra­ção de am­bi­en­tes. “Ca­da vez mais pes­so­as es­tão ade­rin­do aos pro­du­tos sus­ten­tá­veis, pois es­tão op­tan­do por com­pras cons­ci­en­tes.”

E quem gos­ta do con­cei­to ain­da tem ou­tra van­ta­gem: o material aca­ba sain­do bem mais em con­ta que os mó­veis tra­di­ci­o­nais. De acor­do com a pro­pri­e­tá­ria da lo­ja Meu Mó­vel Sus­ten­tá­vel, Lu­ci­le­ne Silva, um sofá co­mum po­de cus­tar qua­se R$ 3 mil, en­quan­to o mes­mo item fei­to com pal­lets sai por R$ 1,4 mil em sua lo­ja. “A eco­no­mia na com­pra po­de che­gar a 70%.

Ho­ra da es­co­lha

Quan­do a mo­bí­lia tem es­tru­tu­ras mai­o­res po­de ser mais van­ta­jo­so comprar um mó­vel já pron­to, se­gun­do Bárbara. “O pro­ces­so de cri­ar um sofá ou uma ca­ma por con­ta pró­pria é tra­ba­lho­so e exi­ge que o pal- let se­ja com­ple­ta­men­te des­mon­ta­do.”

Mas a com­pra do mó­vel pron­to não pre­ci­sa ser uma re­gra. Mui­ta gen­te se ar­ris­ca no es­ti­lo “fa­ça vo­cê mes­mo” quan­do a von­ta­de é bus­car eco­no­mia.

Al­gu­mas lo­jas ven­dem pe­la in­ter­net o es­tra­do com pou­co ou ne­nhum uso. Os pal­lets tam­bém são en­con­tra­dos em obras, mer­ca­dos e até na fei­ra. Mas aí é me­lhor ana­li­sar o item mi­nu­ci­o­sa­men­te. “Eles con­se­guem su­por­tar até uma to­ne­la­da de pe­so, mas quan­do es­tão da­ni­fi­ca­dos po­dem per­der es­sa ca­rac­te­rís­ti­ca”, diz Lu­ci­le­ne, que re­for­ça a im­por­tân­cia de ob­ser­var se há pra­gas ou de­fei­tos na ma­dei­ra, co­mo cu­pins e ra­cha­du­ras. “A pre­sen­ça de ‘nós’ tam­bém é des­fa­vo­rá­vel.”

REPRODUÇÃO DIVULGAÇÃO / BONNIEFORKNER CA­SA COM PAL­LET/ DIVULGAÇÃO REPRODUÇÃO PALLETHANDEL ZOETERMEER/ DIVULGAÇÃO

Mó­veis mai­o­res exi­gem que pal­let se­ja des­mon­ta­do Es­tru­tu­ra pre­ci­sa ser im­per­me­a­bi­li­za­da pa­ra evi­tar pra­gas Pal­let po­de ser usa­do em ca­be­cei­ras Tam­bém po­dem ser usa­dos no jar­dim Fi­ca bem em áre­as in­ter­nas, co­mo sa­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.