Pla­nos de saú­de ain­da têm mui­to a me­lho­rar, diz ANS

Tes­te de ex­ce­lên­cia da agên­cia na­ci­o­nal mos­tra que só 25,9% al­can­ça­ram no­ta má­xi­ma

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A ANS (Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar) di­vul­gou na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra que ape­nas 25,9% das ope­ra­do­ras de pla­nos de saú­de que atu­am no Bra­sil con­se­gui­ram no­ta má­xi­ma (en­tre 0,80 e 1,00) no IDSS (Ín­di­ce de De­sem­pe­nho da Saú­de Su­ple­men­tar). A mai­or par­te das ope­ra­do­ras, mais da me­ta­de (54,9%), con­se­guiu no­ta até 0,79. É jus­ta­men­te nes­sa fai­xa que se si­tua a mai­o­ria dos usuá­ri­os – qua­se 29 mi­lhões de cli­en­tes.

O Pro­gra­ma de Qu­a­li­fi­ca­ção da Saú­de Su­ple­men­tar da ANS ava­li­ou a atu­a­ção de 975 ope­ra­do­ras, sen­do 695 do seg­men­to mé­di­co-hos­pi­ta­lar e 280 odon­to­ló­gi­cas, ao lon­go de 2015. Pa­ra de­fi­nir o Ín­di­ce de De­sem­pe­nho de ca­da ope­ra­do­ra, fo­ram ana­li­sa­dos 29 in­di­ca­do­res dis­tri­buí­dos em qua­tro di­men­sões: Qua­li­da­de e Aten­ção à Saú­de (7 in­di­ca­do­res); Ga­ran­tia de Aces­so (13); Sus­ten­ta­bi­li­da­de no Mer­ca­do (5); e Ges­tão de Pro­ces­sos e Re­gu­la­do­res (4 in­di­ca­do­res). Ca­da di­men­são tem pe­so igual – de 25% – na ava­li­a­ção. Con­sul­te a sua A ANS ofe­re­ce ao con­su­mi­dor a pos­si­bi­li­da­de de con­sul­tar co­mo foi o de­sem­pe­nho de sua ope­ra­do­ra. Bas­ta aces­sar o si­te do ór­gão (www.ans.gov.br) e ve­ri­fi­car a ava­li­a­ção da em­pre­sa em ca­da di­men­são.

“Com o Pro­gra­ma de Qu­a­li­fi­ca­ção, o con­su­mi­dor tem mais uma fer­ra­men­ta pa­ra ava­li­ar as ope­ra­do­ras de pla­nos de saú­de e sub­si­di­ar su­as de­ci­sões”, afir­ma a di­re­to­ra de De­sen­vol­vi­men­to Se­to­ri­al da ANS, Martha Oliveira. “Pe­lo la­do do mer­ca­do, tra­ta-se de uma me­di­da im­por­tan­te pa­ra a me­lho­ria de qua­li­da­de e es­tí­mu­lo à con­cor­rên­cia”, diz ela. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.