ALDO SAN­TOS, PSOL

Pe­la ter­cei­ra vez na dis­pu­ta, can­di­da­to apos­ta na ta­ri­fa ze­ro pa­ra o trans­por­te

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Aldo tem 63 anos e é pro­fes­sor de fi­lo­so­fia. O ex-ve­re­a­dor pe­lo PT con­cor­re pe­la ter­cei­ra vez à pre­fei­tu­ra.

Vo­cê acre­di­ta que tem chan­ces de ven­cer a elei­ção? Es­tou con­fi­an­te que po­de­mos ir ao se­gun­do tur­no. So­mos o úni­co par­ti­do que não es­tá man­cha­do pe­la cor­rup­ção.

Co­mo ava­lia a atu­al ges­tão? O (Luiz) Ma­ri­nho (PT) fez bas­tan­te obras, é ine­gá­vel. Mas não te­ve pla­ne­ja­men­to cor­re­to. A ci­da­de es­tá es­bu­ra­ca­da, com obras su­per­fa­tu­ra­das. Va­mos con­ti­nuá-las, mas fa­re­mos in­ves­ti­ga­ção dos con­tra­tos. A ges­tão se per­deu no úl­ti­mo man­da­to. A ci­da­de fi­cou à de­ri­va e as obras não ter­mi­na­ram.

Quais su­as pro­pos­tas pa­ra a edu­ca­ção? Co­mo cri­ar mais va­gas em cre­ches? Pre­ten­de­mos al­can­çar in­ves­ti­men­to de 30% do or­ça­men­to no se­tor. Fa­re­mos con­gres­sos edu­ca­ci­o­nais, va­mos va­lo­ri­zar o pla­no de car­gos com a re­for­mu­la­ção do es­ta­tu­to do ma­gis­té­rio. Va­mos cons­truir 50 cre­ches na ci­da­de pa­ra sa­nar o de­fi­cit. A par­tir daí, bus­ca­re­mos no­vo con­cei­to de cre­che.

O que fa­zer na ha­bi­ta­ção? Va­mos cons­truir ban­co de

ter­ra, com ter­re­nos pú­bli­cos e os va­zi­os sem pa­pel so­ci­al. Pre­fei­tu­ra en­tra com ter­re­no e a po­pu­la­ção cons­trói as mo­ra­di­as em mu­ti­rão.

Co­mo me­lho­rar a mo­bi­li­da­de ur­ba­na? A ma­triz au­to­mo­bi­lís­ti­ca es­tá es­go­ta­da. Au­men­tar a ma­lha viá­ria não re­sol­ve. É pre­ci­so trans­por­te pú­bli­co de qua­li­da­de e pas­se li­vre pa­ra to­dos de for­ma gra­da­ti­va: pri­mei­ro es­tu­dan­tes e de­pois de­sem­pre­ga­dos. No se­gun­do ano, a po­lí­ti­ca se­rá pa­ra to­dos.

Há ver­ba pa­ra is­so? Va­mos bus­car uma po­lí­ti­ca econô­mi­ca de ta­xar gran­des for­tu­nas e bus­car o au­men­to do IPTU pro­gres­si­vo. Fa­re­mos es­tu­do apro­fun­da­do.

O que fa­zer na saú­de? Va­mos “des­ter­cei­ri­zar” a saú­de. Abri­re­mos con­cur­so pú­bli­co pa­ra mais fun­ci­o­ná­ri­os e mé­di­cos. Te­re­mos pro­fis­si­o­nais nas uni­da­des bá­si­cas. Va­mos po­ten­ci­a­li­zar o hos­pi­tal exis­ten­te pa­ra que pos­sa­mos dar aten­di­men­to ade­qua­do pa­ra a po­pu­la­ção.

E na se­gu­ran­ça pú­bli­ca? O te­ma é mais am­plo que re­pres­são. A GCM (Guar­da Ci­vil Mu­ni­ci­pal) pre­ci­sa ser ali­a­da e ami­ga da po­pu­la­ção, e não ter vi­são mi­li­tar.

AN­DRÉ AMERICO/ARQUIVO ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.