Con­tra frau­des, exa­me pa­ra CNH se­rá fil­ma­do

São Ber­nar­do foi es­co­lhi­da pa­ra re­ce­ber o pro­je­to pi­lo­to pa­ra ini­bir ven­da da car­tei­ra de ha­bi­li­ta­ção. Veí­cu­los pró­pri­os do De­tran-SP equi­pa­dos com câ­me­ras e sen­so­res se­rão uti­li­za­dos pa­ra os tes­tes prá­ti­cos. Ci­da­de faz mil pro­vas por mês

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O De­tran (De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to) São Pau­lo ini­ci­ou nes­te mês pro­je­to pi­lo­to em São Ber­nar­do com o uso de di­ver­sas tec­no­lo­gi­as pa­ra ini­bir a ven­da da CNH (Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção). É a pri­mei­ra ci­da­de do Es­ta­do a re­ce­ber es­se tes­te.

Os exa­mes prá­ti­cos pa­ra a pri­mei­ra ha­bi­li­ta­ção pas­sam a ser fei­tos em veí­cu­los pró­pri­os do De­tran e equi­pa­dos por câ­me­ras de mo­ni­to­ra­men­to, sen­so­res e te­le­me­tria (acom­pa­nha­men­to à dis­tân­cia).

Can­di­da­to e exa­mi­na­dor se­rão iden­ti­fi­ca­dos por bi­o­mé­tri­ca (lei­tu­ra de di­gi­tais) no iní­cio e no fi­nal da pro­va. Cin­co câ­me­ras ins­ta­la­das no automóvel re­gis­tram o que acon­te­ce den­tro e fo­ra de­le, in­clu­si­ve com áu­dio, co­mo com­por­ta­men­to de can­di­da­to e exa­mi­na­dor, per­cur­so e mo­vi­men­tos de ré e ba­li­za.

Além dis­so, sen­so­res iden­ti­fi­cam pos­sí­veis to­ques do car­ro na ba­li­za, ace­le­ra­ção ex­ces­si­va, uso das se­tas e do freio de mão, fun­ci­o­na­men­to do mo­tor, ve­lo­ci­da­des mé­dia e má­xi­ma e tem­po gas­to em pon­tos es­pe­cí­fi­cos do tes­te.

Se hou­ver di­ver­gên­cia en­tre a ava­li­a­ção do exa­mi­na­dor e os re­gis­tros co­le­ta­dos pe­los equi­pa­men­tos, o sis­te­ma emi­ti­rá uma men­sa­gem no pai­nel de mo­ni­to­ra­men­to, e o re­sul­ta­do se­rá ana­li­sa­do pe­los mem­bros da ban­ca exa­mi­na­do­ra. Nes­tes ca­sos, se­rão em mé­dia três di­as pa­ra con­fir­mar a apro­va­ção ou a re­pro­va­ção do can­di­da­to.

As pro­vas pa­ra mo­to tam­bém se­rão mo­ni­to­ra­das. Nes­te ca­so, as câ­me­ras fo­ram ins­ta­la­das em qu­a­tro pon­tos do per­cur­so.

“O ob­je­ti­vo é tor­nar a apli­ca­ção do exa­me prá­ti­co mais pre­ci­sa e coi­bir pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des, co­mo o pa­ga­men­to da cha­ma­da ‘que­bra’ pa­ra ser apro­va­do”, dis­se a di­re­to­ra-vi­ce-pre­si­den­te do De­tran-SP, Nei­va Apa­re­ci­da Do­ret­to.

Fo­ram dis­po­ni­bi­li­za­dos cin­co car­ros com a no­va tec­no­lo­gia pa­ra São Ber­nar­do. Eles se­rão res­pon­sá­veis pe­las cer­ca de mil pro­vas re­a­li­za­das men­sal­men­te na ci­da­de.

O pro­je­to pi­lo­to de­ve ser ex­pan­di­do pa­ra ou­tras ci­da­des, mas ain­da sem pra­zo. A es­co­lha por São Ber­nar­do, de acor­do com o De­tran, foi mo­ti­va­da pe­la gran­de quan­ti­da­de de mo­to­ris­tas que pas­sam pe­lo tes­te e pe­la lo­ca­li­za­ção.

O pro­je­to é de­sen­vol­vi­do pe­la Res­tart Fast So­lu­ti­ons, que ven­ceu li­ci­ta­ção em 2015. A em­pre­sa é res­pon­sá­vel por for­ne­cer os car­ros com câ­me­ras, sen­so­res e de­mais equi­pa­men­tos.

ME­TRO ABC

| DI­VUL­GA­ÇÃO/ DE­TRAN-SP

Car­ros têm câ­me­ras den­tro e fo­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.