UMA NO­VA ES­PE­RAN­ÇA

TE­LES­CÓ­PIO HUBBLE CAPTA EVI­DÊN­CI­AS DE VAPOR DE ÁGUA EM LUA DE JÚPITER

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

As­trô­no­mos dis­se­ram on­tem que ob­ser­va­ram evi­dên­ci­as de va­po­res de água sain­do da lua Eu­ro­pa, de Júpiter, des­co­ber­ta que po­de tor­nar mais fá­cil sa­ber se exis­te vi­da no oce­a­no quen­te e sal­ga­do es­con­di­do abai­xo de sua su­per­fí­cie con­ge­la­da.

Os va­po­res apa­ren­tes de­tec­ta­dos pe­lo te­les­có­pio es­pa­ci­al Hubble fo­ram fo­to­gra­fa­dos a cer­ca de 200 km aci­ma da su­per­fí­cie da Eu­ro­pa an­tes de, pre­su­mi­vel­men­te, o ma­te­ri­al chu­vo­so ter vol­ta­do à su­per­fí­cie da lua, in­for­mou a Na­sa (a agên­cia es­pa­ci­al dos EUA).

A lua Eu­ro­pa, que é con­si­de­ra­da uma das can­di­da­tas mais pro­mis­so­ras pa­ra vi­da no Sis­te­ma So­lar além da Ter­ra, os­ten­ta um oce­a­no glo­bal com du­as ve­zes mais água que to­dos os ma­res da Ter­ra es­con­di­do sob uma ca­ma­da de ge­lo ex­tre­ma­men­te frio e du­ro, de es­pes­su­ra des­co­nhe­ci­da.

Em­bo­ra a per­fu­ra­ção no ge­lo pa­ra tes­tar a água do oce­a­no por si­nais de vi­da pos­sa ser uma ta­re­fa as­sus­ta­do­ra, ob­ter amos­tras de água dos va­po­res po­de ser um pro­je­to mais sim­ples.

“Se os va­po­res fo­rem re­ais, eles po­ten­ci­al­men­te nos dão um aces­so mais fá­cil aos oce­a­nos abai­xo... sem pre­ci­sar per­fu­rar mi­lhas de ge­lo”, dis­se o pes­qui­sa­dor Wil­li­ams Sparks, do Ins­ti­tu­to de Ci­ên­ci­as de Te­les­có­pi­os Es­pa­ci­ais em Gre­en­belt, Mary­land. ME­TRO

Ilus­tra­ção da Na­sa mos­tra as ‘plu­mas de água’ em Eu­ro­pa, uma das lu­as de Júpiter

| DI­VUL­GA­ÇÃO / NA­SA

Ima­gem ge­ra­da por com­pu­ta­dor mos­tra ja­to de água jor­ran­do da lua Eu­ro­pa, com Júpiter ao fun­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.