Há saí­da pa­ra os cor­ti­ços em São Ca­e­ta­no?

Can­di­da­tos a pre­fei­to apre­sen­tam pro­pos­tas pa­ra a ques­tão ha­bi­ta­ci­o­nal na ci­da­de

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

São Ca­e­ta­no não tem fa­ve­las, mas tam­bém en­fren­ta pro­ble­mas na ha­bi­ta­ção. Se­gun­do da­dos da pre­fei­tu­ra, 600 mo­ra­do­res re­si­dem em 50 ha­bi­ta­ções co­le­ti­vas, os fa­mo­sos cor­ti­ços, que es­tão es­pa­lha­dos pe­la ci­da­de.

Cons­truir mo­ra­di­as po­pu­la­res se­rá um de­sa­fio pa­ra o pre­fei­to que for elei­to no domingo. Até o mo­men­to, se­gun­do a pre­fei­tu­ra, “não há pro­je­to em an­da­men­to pa­ra a cons­tru­ção de ha­bi­ta­ções po­pu­la­res ou do pro­je­to ‘Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da’ na ci­da­de pe­la fal­ta de ter­re­nos dis­po­ní­veis.”

Com a po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 158 mil ha­bi­tan­tes, o pro­ble­ma de ha­bi­ta­ção na ci­da­de é bai­xo em comparação com as ou­tras ci­da­des.

Pa­ra o co­or­de­na­dor do Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sas da USCS (Uni­ver­si­da­de Mu­ni­ci­pal de São Ca­e­ta­no), Le­an­dro Pre­a­ro, o de­fi­cit é pe­que­no, mas di­fí­cil de se re­sol­ver. “Es­ta­mos fa­lan­do de uma ci­da­de que tem o me­tro qua­dra­do mais ca­ro da re­gião, que gi­ra en­tor­no de R$ 5 mil.”

Pa­ra dar me­lho­res con­di­ções aos mo­ra­do­res dos cor­ti­ços, Pre­a­ro acre­di­ta que exis­tam três saí­das. A pri­mei­ra se­ria a cons­tru­ção de imó­veis via CDHU (Com­pa­nhia de De­sen­vol­vi­men­to Ha­bi­ta­ci­o­nal e Ur­ba­no), mas a so­lu­ção con­tem­pla­ria mo­ra­do­res de to­do o Es­ta­do. A se­gun­da se­ria ad­qui­rir ter­re­nos pa­ra cons­truir mo­ra­dia pa­ra to­dos, mas o in­ves­ti­men­to é al­to. Co­mo ter­cei­ra al­ter­na­ti­va, se­ria pos­sí­vel de­mo­lir os cor­ti­ços e cons­truir no­vas ca­sas no mes­mo ter­re­no.

“A ter­cei­ra op­ção me agra­da mais, que é tra­tar o ter­re­no do cor­ti­ço. Co­lo­ca tu­do no chão e cons­trói ca­sas in­di­vi­du­ais. As fa­mí­li­as ga­nha­ri­am bol­sa alu­guel en­quan­to a pre­fei­tu­ra tra­ba­lha na re­cons­tru­ção. Quan­do en­cer­rar, os mo­ra­do­res con­ti­nu­am mo­ran­do no mes­mo am­bi­en­te que já es­tão acos­tu­ma­dos”, dis­se Pre­a­ro. ME­TRO ABC

ALESSANDRO VAL­LE/ABC DIGIPRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.