Mi­nis­tro da Jus­ti­ça te­rá que ex­pli­car ‘anún­cio’ de ope­ra­ção

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Ale­xan­dre de Mo­ra­es, não con­se­guiu con­ven­cer que se tra­tou de ape­nas uma ‘coin­ci­dên­cia’ a fa­la no domingo fa­zen­do um pre­nún­cio de no­vas ope­ra­ções e a de­fla­gra­ção de uma no­va fa­se da La­va Ja­to on­tem – e ago­ra te­rá que se ex­pli­car.

Em even­to em Ri­bei­rão Pre­to (SP) an­te­on­tem, Mo­ra­es de­cla­rou a re­pre­sen­tan­tes do Mo­vi­men­to Bra­sil Li­vre (MBL): “Te­ve a se­ma­na pas­sa­da (ope­ra­ção) e es­ta se­ma­na vai ter mais, po­dem fi­car tran­qui­los. Quan­do vo­cês vi­rem es­ta se­ma­na, vão se lem­brar de mim”, com­ple­tou, rin­do.

A fa­la pro­vo­cou mal-es­tar no Pa­lá­cio do Pla­nal­to por­que su­ge­re in­ter­fe­rên­cia do go­ver­no na Po­lí­cia Fe­de­ral. O mi­nis­tro afir­mou tra­tar-se ape­nas de uma ‘afir­ma­ção ge­né­ri­ca’ e que sou­be da ope­ra­ção Omertà, às 6h15, quan­do os agen­tes já es­ta­vam nas ru­as.

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer con­vo­cou o mi­nis­tro pa­ra que apre­sen­te pes­so­al­men­te as ra­zões da de­cla­ra­ção. A reu­nião fi­cou pa­ra ho­je.

No go­ver­no, Mo­ra­es é vis­to co­mo um mi­nis­tro que não se­gue as ori­en­ta­ções de co­mu­ni­ca­ção. Ele te­ria, in­clu­si­ve, re­cu­sa­do pas­sar por trei­na­men­to pa­ra con­ce­der entrevista à im­pren­sa.

“Foi uma afir­ma­ção ge­né­ri­ca. Des­de que as­su­mi, há qua­se cin­co me­ses, nós não ti­ve­mos ne­nhu­ma se­ma­na sem gran­des ope­ra­ções. Não por­que o mi­nis­tro quer (...), mas, in­fe­liz­men­te, por­que há cor­rup­ção.” ALE­XAN­DRE DE MO­RA­ES, MI­NIS­TRO DA JUS­TI­ÇA

In­de­pen­dên­cia A Po­lí­cia Fe­de­ral di­vul­gou no­ta pa­ra ne­gar que o mi­nis­tro te­nha si­do pre­vi­a­men­te co­mu­ni­ca­do so­bre a ope­ra­ção e dis­se que foi usa­do o pro­ce­di­men­to de pra­xe. “O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça não é avi­sa­do com an­te­ce­dên­cia so­bre ope­ra­ções es­pe­ci­ais. No en­tan­to, é su­ge­ri­do ao seu ti­tu­lar que não se au­sen­te de Bra­sí­lia nos ca­sos que pos­sam de­man­dar sua atu­a­ção, não sen­do in­for­ma­do a ele os de­ta­lhes da ope­ra­ção”, afir­ma o tex­to. Con­vo­ca­ção A opo­si­ção pro­to­co­lou um pe­di­do de con­vo­ca­ção do mi­nis­tro pa­ra fa­lar so­bre o even­tu­al va­za­men­to de da­dos si­gi­lo­sos. “Não vai acon­te­cer na­da com o gol­pis­ta Ale­xan­dre de Mo­ra­es, mi­nis­tro fac­ci­o­so da Jus­ti­ça?”, pro­vo­cou o pre­si­den­te do PT, Rui Fal­cão. O par­ti­do pe­di­rá o afas­ta­men­to ime­di­a­to do mi­nis­tro.

Se não con­ven­cer, Mo­ra­es po­de ser en­qua­dra­do no cri­me de vi­o­la­ção do si­gi­lo fun­ci­o­nal. ME­TRO BRA­SÍ­LIA

| RO­BER­TO CAS­TRO/ ME

Mi­nis­tro pro­vo­cou mal-es­tar no go­ver­no Te­mer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.