Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da. Cai­xa só po­de­rá fi­nan­ci­ar com FGTS me­di­an­te re­pas­se

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O Mi­nis­té­rio das Ci­da­des de­sau­to­ri­zou a Cai­xa a usar re­cur­sos do FGTS no fi­nan­ci­a­men­to do Pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da, ca­so não ha­ja re­pas­se da União pa­ra a con­tra­ta­ção de no­vos em­pre­en­di­men­tos. Se­gun­do ins­tru­ção nor­ma­ti­va, pu­bli­ca­da on­tem no “Diá­rio Ofi­ci­al” da União, fi­ca ve­da­da a uti­li­za­ção do fun­do pa­ra su­prir a co­ta de res­pon­sa­bi­li­da­de do ban­co, evi­tan­do-se uma con­tra­ta­ção de ope­ra­ção de cré­di­to.

Um dos mo­ti­vos pa­ra a de­ci­são é aten­der a uma exi­gên­cia do TCU (Tri­bu­nal de Con­tas da União) e evi­tar as cha­ma­das pe­da­la­das fis­cais. Em de­zem­bro de 2015, o TCU de­ci­diu que o Mi­nis­té­rio das Ci­da­des de­ve­ria re­gis­trar no or­ça­men­to o va­lor cor­res­pon­den­te a adi­an­ta­men­tos con­ce­di­dos pe­lo FGTS à pas­ta, pa­ra evi­den­ci­ar que se tra­ta de ope­ra­ções de cré­di­to.

Em no­ta, mi­nis­té­rio dis­se que não exis­te qual­quer ti­po de al­te­ra­ção no pla­ne­ja­men­to e no rit­mo de con­tra­ta­ção do pro­gra­ma ha­bi­ta­ci­o­nal. “To­das as li­nhas de con­tra­ta­ções, in­cluin­do o FGTS, per­ma­ne­cem inal­te­ra­das.” ME­TRO

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Go­ver­no quer blin­dar FGTS de pe­da­la­das fis­cais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.