Tom Zé faz dis­co só pa­ra mai­o­res

Pres­tes a com­ple­tar 80 anos, can­tor bai­a­no ce­le­bra o ato se­xu­al nas 13 can­ções ori­gi­nais de ‘Can­ções Eró­ti­cas de Ni­nar’

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Ele já es­tu­dou o sam­ba, a tro­pi­cá­lia, a bos­sa no­va, a ci­ên­cia, o pa­go­de… Mas só ago­ra, pres­tes a com­ple­tar 80 anos (no dia 11 de ou­tu­bro), Tom Zé se ar­ris­ca a fa­lar des­ca­ra­da­men­te so­bre o ato que mo­ve a hu­ma­ni­da­de: o se­xo.

Não que ele se­ja exa­ta­men­te um ho­mem de gran­des pu­do­res, vi­de a po­lê­mi­ca ca­pa de seu “To­dos os Olhos” (1973), es­tam­pan­do um ânus ta­pa­do por uma bo­la de gu­de, ou mes­mo su­as ses­sões fo­to­grá­fi­cas mais re­cen­tes, nas quais, ele se des­piu es­pon­ta­ne­a­men­te pa­ra as câ­me­ras.

Acon­te­ce que to­das as 13 fai­xas de seu mais no­vo ál­bum, “Can­ções Eró­ti­cas de Ni­nar”, se de­di­cam ex­clu­si­va­men­te a can­tar, re­fle­tir e ce­le­brar o ato se­xu­al.

“Só ago­ra en­con­trei for­ças pa­ra mer­gu­lhar na ques­tão, em­bo­ra ela se­ja sem­pre pre­sen­te, co­mo o ar: te­ma que en­vol­ve cu­ri­o­si­da­de, brin­ca­dei­ra, an­si­e­da­de, se­gre­ga­ção, gos­to, blas­fê­mia, ora­ção...Vi­da e mor­te”, es­cre­ve ele no en­car­te do ál­bum pro­du­zi­do por Pau­lo Le­pe­tit.

O bom hu­mor dá a tô­ni­ca das le­tras, cons­truí­das, em boa par­te, a par­tir de me­mó­ri­as de in­fân­cia e de co­mo o te­ma foi apren­di­do na mar­ra de­vi­do ao si­len­ci­a­men­to em tor­no de­le. É o que se ou­ve, por exem­plo, em “De­do”, no qual Tom Zé ca­vo­cou ver­sos cri­a­do por ga­ro­tas de sua ju­ven­tu­de pa­ra fa­zer gra­ça so­bre o ta­bu da vir­gin­da­de.

As so­no­ri­da­des vão por ca­mi­nhos di­ver­sos, mas man­têm uma di­nâ­mi­ca dan­çan­te, co­mo se vê lo­go na aber­tu­ra com o sam­ba de “Se­xo”, pas­san­do pe­lo xa­xa­do de “Des­ca­ra­ção Fa­mi­li­ar” e o reg­gae de “Ur­gên­cia Di­dá­ti­ca”.

Os rit­mos ado­tam o com­pas­so de dois tem­pos, su­ge­rin­do um vai e vem con­di­zen­te com o te­ma – “So­be ni Mim” é seu mai­or exem­plo – e per­mi­tem a brin­ca­dei­ra so­bre uma ri­xa se­xu­al en­tre in­te­lec­tu­ais em “USP x GV”.

As fai­xas es­trei­am no pal­co em 8 e 9 de ou­tu­bro no Sesc Pom­peia. Os in­gres­sos cus­tam R$ 30 e co­me­çam a ser ven­di­dos ho­je, às 17h30, em sescsp.org.br.

ME­TRO

| AN­DRÉ CONTI/DI­VUL­GA­ÇÃO

Ar­tis­ta apre­sen­ta o ál­bum em shows no Sesc Pom­peia

“CAN­ÇÕES ERÓ­TI­CAS DE NI­NAR” TOM ZÉ SELO CIRCUS R$ 27 (À VEN­DA EM CIRCUSPRODUCOES. COM.BR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.