Ani­mais têm aces­so à saú­de gra­tui­ta na ca­pi­tal

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O pri­mei­ro hos­pi­tal pú­bli­co ve­te­ri­ná­rio do Bra­sil fi­ca em São Pau­lo e tem du­as uni­da­des, uma na zo­na les­te e ou­tra na nor­te. Par­ce­ria en­tre a Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo e a As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Clí­ni­cos Ve­te­ri­ná­ri­os de Pe­que­nos Ani­mais, as uni­da­des fun­ci­o­nam co­mo pron­to aten­di­men­to e re­ce­bem cer­ca de 450 ani­mais por dia.

Os ser­vi­ços ofe­re­ci­dos vão de con­sul­tas a ci­rur­gi­as e po­dem ser uti­li­za­dos por to­dos os mo­ra­do­res da ci­da­de. Por is­so, além de RG e CPF, é ne­ces­sá­rio tam­bém a apre­sen­ta­ção de com­pro­van­te de re­si­dên­cia. Os ci­da­dãos de bai­xa ren­da ou as­sis­ti­dos por qual­quer pro­gra­ma do go­ver­no têm pri­o­ri­da­de.

O aten­di­men­to acon­te­ce de se­gun­da a sex­ta-fei­ra das 7h às 17h, pa­ra ca­sos de emer­gên­cia, com ris­co de mor­te imi­nen­te, ou de ur­gên­cia, que de­ve ser re­sol­vi­do ra­pi­da­men­te pa­ra não se agra­var. Do­nos de ani­mais, em es­ta­do me­nos crí­ti­co, de­vem re­ti­rar se­nha. A dis­tri­bui­ção co­me­ça uma ho­ra an­tes, às 6h, e vai até às 10h.

O ho­rá­rio de fun­ci­o­na­men­to, a prin­cí­pio, po­de pa­re­cer re­du­zi­do. Mas, co­mo ex­pli­ca o di­re­tor Lucas Freitas, os por­tões são fe­cha­dos às 17h a fim de que os ani­mais con­si­gam ser li­be­ra­dos até o iní­cio da noi­te. As ci­rur­gi­as, no en­tan­to, não ra­ro ter­mi­nam per­to da ma­dru­ga­da.

Ape­sar da es­pe­ra ao qual os pa­ci­en­tes são sub­me­ti­dos, re­co­nhe­ci­men­to pe­la qua­li­da­de do aten­di­men­to não fal­ta. Lucas Lo­pes, de­sem­pre­ga­do de 20 anos que le­vou a ga­ta pa­ra ser exa­mi­na­da, afir­mou: “O aten­di­men­to é óti­mo. Eles tra­tam os ani­mais mui­to bem”.

Aos sá­ba­dos, a uni­da­de da zo­na les­te fun­ci­o­na das 7h às 10h, pa­ra emer­gên­cia. Aos do­min­gos e fe­ri­a­dos não há aten­di­men­to.

| AN­DRÉ PORTO/METRO

Ca­chor­ro fe­ri­do é aten­di­do na uni­da­de da zo­na les­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.