Ale­ma­nha ve­ta trans­fe­rên­cia de da­dos do WhatsApp ao Fa­ce­bo­ok

Metro Brazil (ABC) - - Ecomomia -

O Co­mis­sa­ri­a­do de Pro­te­ção de Da­dos e Li­ber­da­de de In­for­ma­ção de Ham­bur­go, na Ale­ma­nha, man­dou o Fa­ce­bo­ok pa­rar de co­le­tar e ar­ma­ze­nar da­dos de usuá­ri­os do WhatsApp e emi­tiu or­dem pa­ra que a re­de so­ci­al apa­gue to­dos os da­dos que já re­ce­beu do apli­ca­ti­vo de men­sa­gens.

O ór­gão re­gu­la­dor afir­mou que o Fa­ce­bo­ok es­tá in­frin­gin­do a lei de pro­te­ção de da­dos e que não ob­te­ve apro­va­ção efe­ti­va dos 35 mi­lhões de usuá­ri­os do WhatsApp na Ale­ma­nha.

O co­mis­sá­rio Johan­nes Cas­par ar­gu­men­ta que de­pois da com­pra do WhatsApp pe­lo Fa­ce­bo­ok há dois anos, as du­as em­pre­sas as­se­gu­ra­ram que os da­dos não se­ri­am com­par­ti­lha­dos. “O fa­to de que is­so es­te­ja acon­te­cen­do ago­ra não é ape­nas um si­nal de que eles en­ga­na­ram os usuá­ri­os e o pú­bli­co, co­mo tam­bém cons­ti­tui in­fra­ção à lei de pro­te­ção de da­dos na­ci­o­nal”, dis­se Cas­par.

O Fa­ce­bo­ok, que tem es­cri­tó­ri­os em Ham­bur­go e por is­so es­tá su­jei­to à ju­ris­di­ção de Cas­par, afir­mou em co­mu­ni­ca­do que cum­pre com a le­gis­la­ção de pro­te­ção de da­dos da União Eu­ro­peia. A em­pre­sa in­for­mou ain­da que vai ape­lar con­tra a de­ci­são.

As mu­dan­ças nas de­fi­ni­ções de pri­va­ci­da­de fo­ram di­vul­ga­das pe­lo WhatsApp em agos­to.

| JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES

Fa­ce­bo­ok diz que vai ape­lar de de­ci­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.