Use a dis­ci­pli­na pa­ra dri­blar ar­ma­di­lhas

Es­tra­té­gia. É ho­ra de co­lo­car os es­tu­dos nos ei­xos. Mas, na re­ta fi­nal pa­ra o ves­ti­bu­lar, quan­do o tem­po é curto e to­do o cui­da­do é pou­co, em vez de sa­cri­fí­ci­os, se or­ga­ni­zar é fun­da­men­tal pa­ra ob­ter me­lhor de­sem­pe­nho

Metro Brazil (ABC) - - Educação -

Já es­ta­mos qua­se em ou­tu­bro e pa­ra quem pre­ten­de in­gres­sar na fa­cul­da­de, não há mais tem­po a per­der, por­que o ves­ti­bu­lar es­tá lo­go aí. Mas é bom le­var em con­si­de­ra­ção o pou­co tem­po que ain­da res­ta até a pro­va.

A pri­mei­ra di­ca é fa­zer um pla­ne­ja­men­to de es­tu­dos e se­guir fir­me ne­le. “Quan­do o es­tu­dan­te não cum­pre o que pla­ne­jou, a au­to­es­ti­ma vai lá pa­ra bai­xo e le­va jun­to o ren­di­men­to”, afir­ma a psi­có­lo­ga Adri­a­na Ma­cha­do.

Sem va­ci­los, po­de­rá dor­mir bem, te­rá tem­po pa­ra o ci­ne­ma com ami­gos e, de que­bra, ga­ran­tir o bom de­sem­pe­nho no ves­ti­bu­lar. O pro­ble­ma é que na ho­ra de se­guir o pla­ne­ja­men­to, er­ros po­dem fa­zer com que o tem­po se­ja im­pro­du­ti­vo e tu­do vá por água abai­xo.

Por­tan­to, não bas­ta es­tu­dar, é pre­ci­so dis­ci­pli­na pa­ra não tro­pe­çar em er­ros bem co­muns. Pa­re­ce ób­vio, mas é is­so: quem le­var seu pla­ne­ja­men­to a sé­rio con­se­gui­rá ex­ce­len­tes re­sul­ta­dos. Tem­po aper­ta­do? A agen­da de es­tu­dos es­tá atra­sa­da? Pro­fes­so­res es­tão co­bran­do de­di­ca­ção? Não se de­ses­pe­re, pois só vai pi­o­rar as coi­sas.

A di­ca é man­ter o ci­ne­ma no fi­nal de se­ma­na e nem pen­sar em di­mi­nuir as ho­ras de so­no. O fa­to é que um bom pla­no de es­tu­do não re­quer noi­tes em cla­ro, nem re­nún­cia à di­ver­são. Noi­tes bem dor­mi­das e o la­zer são fun­da­men­tais pa­ra se man­ter a dis­po­si­ção pa­ra es­tu­dar, se­gun­do afir­mam es­pe­ci­a­lis­tas. Mas, cla­ro, sem co­me­ter exa­ge­ros.

“É co­mum dei­xar pa­ra es­tu­dar de­pois, por sem­pre en­con­trar coi­sas mais ‘im­por­tan­tes’ a fa­zer, co­mo dar ba­nho no seu ca­chor­ro”, diz Te­re­sa Re­go, pro­fes­so­ra da Fa­cul­da­de de Edu­ca­ção da USP.

| FREEIMAGES

Es­tu­dan­te que le­va a sé­rio seu pla­ne­ja­men­to ob­tém me­lho­res re­sul­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.