Trân­si­to pre­ci­sa de al­ter­na­ti­vas

Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na. Com uma das mai­o­res mé­di­as de car­ro por pes­soa, São Ca­e­ta­no tem co­mo mis­são re­du­zir os gar­ga­los

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

São Ca­e­ta­no é o me­nor mu­ni­cí­pio do ABC em ter­ri­tó­rio, com 15 quilô­me­tros qua­dra­dos. No en­tan­to, o trân­si­to é dig­no de ci­da­de gran­de.

Um dos prin­ci­pais de­sa­fi­os que os can­di­da­tos a pre­fei­to te­rão ao as­su­mir es­tá na área da mo­bi­li­da­de ur­ba­na.

Nos ho­rá­ri­os de pi­co, as re­giões da ave­ni­da Guido Ali­ber­ti, na di­vi­sa com São Ber­nar­do, e da Es­ta­ção São Ca­e­ta­no da CPTM e ave­ni­da Goiás, no Cen­tro, têm os pi­o­res gar­ga­los da ci­da­de.

De acor­do com da­dos do De­na­tran (De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to) so­bre ju­nho des­te ano, a ci­da­de tem fro­ta de 139,8 mil veí­cu­los. Na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do de 2015, São Ca­e­ta­no ga­nhou 1,9 mil au­to­mó­veis.

Se le­var­mos em con­ta que o mu­ni­cí­pio tem 158,8 mil ha­bi­tan­tes em nú­me­ros es­ti­ma­dos pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca) pa­ra 2016, a pro­por­ção de car­ro por pes­so­as é uma das mai­o­res do país: são dois veí­cu­los a ca­da três mo­ra­do­res. A mé­dia na­ci­o­nal é de um pa­ra ca­da qua­tro pes­so­as.

Pa­ra Rubens Lo­pes Jú­ni­or, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Me­to­dis­ta no Nú­cleo de For­ma­ção Ci­da­dã e na Fa­cul­da­de de Ges­tão e Ser­vi­ços, a me­lhor me­di­da pa­ra aca­bar com o trân­si­to é in­cen­ti­var o uso de trans­por­tes al­ter­na­ti­vos. “É uma ci­da­de mui­to pe­que­na e que te­ve um gran­de au­men­to de pré­di­os. Con­se­quen­te­men­te, au­men­tou o nú­me­ro de car­ros. De ime­di­a­to, não tem so­lu­ção a não ser ti­rar o es­tí­mu­lo da com­pra de veí­cu­los e in­cen­ti­var as pes­so­as a usa­rem ôni­bus e bi­ci­cle­ta.”

Se­gun­do o pro­fes­sor, o trans­por­te al­ter­na­ti­vo é uma ten­dên­cia glo­bal. “Tem que re­pen­sar os lu­ga­res de ca­da bair­ro pa­ra fa­zer ci­clo­vi­as ou até mes­mo re­du­zir pas­sa­gens de ôni­bus pa­ra as pes­so­as usa­rem mais”, dis­se Lo­pes.

TI­A­GO SIL­VA/ARQUIVO METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.