PF vai in­ves­ti­gar 50 obras da Ode­bre­cht

Ba­se é lis­ta com su­pos­tas pro­pi­nas pa­gas pe­la em­prei­tei­ra; An­to­nio Pa­loc­ci tem R$ 30 mi blo­que­a­dos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - RA­FA­EL NE­VES

O de­le­ga­do da PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) Fi­li­pe Pa­ce, que atua na for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to, abriu na ter­ça inqué­ri­to so­bre as sus­pei­tas de pro­pi­nas pa­gas pe­la Ode­bre­cht em pe­lo me­nos 50 obras pe­lo país.

As in­ves­ti­ga­ções co­me­ça­ram na 23ª fa­se, em fe­ve­rei­ro des­te ano, quan­do se ras­tre­ou re­pas­se ao marqueteiro João San­ta­na. Ho­je, a PF tem pla­ni­lhas e e-mails que apon­tam, em con­jun­to, pa­ra obras com evi­dên­ci­as de pro­pi­na em di­fe­ren­tes ní­veis de “so­li­dez”.

Al­gu­mas são de âm­bi­to fe­de­ral da era PT, mas há ou­tras de go­ver­nos es­ta­du­ais da an­ti­ga opo­si­ção, co­mo as li­nhas 2 e 4 do Me­trô de São Pau­lo, sob o co­man­do do PSDB, e até ges­tões mu­ni­ci­pais. To­dos os par­ti­dos têm ne­ga­do os in­dí­ci­os. As obras mais an­ti­gas das lis­tas re­mon­tam a 2004.

Até ago­ra a PF tem de­ci­fra­do as lis­tas sem a aju­da dos exe­cu­ti­vos da Ode­bre­cht, que tra­tam de uma de­la­ção pre­mi­a­da em Bra­sí­lia. A úni­ca que co­la­bo­rou com a for­ça-ta­re­fa no Pa­ra­ná foi Ma­ria Lú­cia Ta­va­res, ex-fun­ci­o­ná­ria do “se­tor de pro­pi­nas” do gru­po. Ela foi cha­ma­da de “co­ra­jo­sa” pe­lo de­le­ga­do Fi­li­pe Pa­ce, por “rom­per o si­lên­cio” da Ode­bre­cht. A em­prei­tei­ra não se ma­ni­fes­tou.

Uma das pla­ni­lhas, cha­ma­da “Pro­gra­ma Po­si­ção Es­pe­ci­al Ita­li­a­no”, ci­ta R$ 128 mi­lhões pa­gos em pro­pi­na ao PT a man­do de “Ita­li­a­no”, que se­ria o ex-mi­nis­tro An­to­nio Pa­loc­ci, pre­so se­gun­da-fei­ra. Pa­loc­ci vai de­por ho­je à PF.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.