Can­di­da­to a pre­fei­to é as­sas­si­na­do em ci­da­de de Goiás

Jo­sé Go­mes da Ro­cha (PTB) mor­reu com ti­ro na ca­be­ça du­ran­te car­re­a­ta em Itum­bi­a­ra, no in­te­ri­or do es­ta­do

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Um aten­ta­do a ti­ros on­tem no fim da tar­de pro­vo­cou a mor­te do can­di­da­to à Pre­fei­to de Itum­bi­a­ra (GO) Jo­sé Go­mes da Ro­cha (PTB) e fe­riu o go­ver­na­dor em exer­cí­cio de Goiás, Jo­sé Eli­ton (PSDB). Eles par­ti­ci­pa­vam de uma car­re­a­ta de cam­pa­nha quan­do fo­ram abor­da­dos por um Si­e­na pre­to, que en­trou na con­tra­mão.

O ati­ra­dor dis­pa­rou vá­ri­as ve­zes con­tra os po­lí­ti­cos e foi mor­to pe­la se­gu­ran­ça. O ca­bo da po­lí­cia Va­nil­son Ro­dri­gues, que tra­ba­lha­va na es­col­ta, tam­bém mor­reu na ação. Um as­ses­sor da pre­fei­tu­ra le­vou um ti­ro de ras­pão, sem gra­vi­da­de.

Zé Ro­cha, co­mo era co­nhe­ci­do, foi atin­gi­do na ca­be­ça. O can­di­da­to de 58 anos era fa­vo­ri­to pa­ra as elei­ções de do­min­go: ti­nha 78% das in­ten­ções de vo­tos.

Jo­sé Eli­ton, que tam­bém é se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Es­ta­do, le­vou dois ti­ros no abdô­men e foi le­va­do de he­li­cóp­te­ro pa­ra um hos­pi­tal de Goiânia, on­de pas­sou por uma ci­rur­gia. Até a con­clu­são des­ta edi­ção não ha­via in­for­ma­ções so­bre o es­ta­do de saú­de de­le.

O res­pon­sá­vel pe­lo aten­ta­do foi iden­ti­fi­ca­do pe­la po­lí­cia: Gil­ber­to Fer­rei­ra do Ama­ral, 53, o Bé­ba, au­xi­li­ar de ser­vi­ços ge­rais da se­cre­ta­ria mu­ni­ci­pal de saú­de. Um inqué­ri­to po­li­ci­al foi aber­to pa­ra apu­rar a mo­ti­va­ção do cri­me.

Zé Ro­cha foi pre­fei­to da ci­da­de de 2005 a 2012 e ten­ta­va o ter­cei­ro man­da­to. Em 2013, Ro­cha foi no­me­a­do pre­si­den­te da Sa­ne­a­go (Com­pa­nhia de Sa­ne­a­men­to de Goiás). A es­ta­tal é al­vo da ope­ra­ção De­can­ta­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral que in­ves­ti­ga um es­que­ma de des­vio de R$ 4,5 mi­lhões.

Re­tor­no an­te­ci­pa­do Em missão por Ca­na­dá e Es­ta­dos Uni­dos des­de 19 de se­tem­bro, o go­ver­na­dor de Goiás, Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) can­ce­lou to­dos os com­pro­mis­sos e an­te­ci­pou o re­tor­no ao Bra­sil, pre­vis­to ape­nas pa­ra sá­ba­do. “Foi um ato de bar­bá­rie po­lí­ti­ca. Vi­o­lên­cia, vin­gan­ça, ran­cor e ódio não po­dem fe­rir ou ma­tar a de­mo­cra­cia”, afir­mou, em no­ta. METRO BRA­SÍ­LIA

| REPRODUÇÃO

Zé Ro­cha (de ver­me­lho) ao la­do do vi­ce-go­ver­na­dor an­tes do aten­ta­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.