Não es­que­ça do ve­re­a­dor

Vo­ta­ção no do­min­go tam­bém irá re­no­var os 68 ve­re­a­do­res de San­to An­dré, São Ber­nar­do e São Ca­e­ta­no

Metro Brazil (ABC) - - Foco - AN­DRÉ VI­EI­RA CADU PROIETI

Além de vo­tar pa­ra pre­fei­to nas elei­ções mu­ni­ci­pais des­te do­min­go, o elei­tor do ABC tam­bém es­co­lhe­rá os ve­re­a­do­res que irão com­por as Câ­ma­ras da re­gião pe­los pró­xi­mos qua­tro anos.

O Le­gis­la­ti­vo das três ci­da­des do ABC é for­ma­do, ao to­do, por 68 ve­re­a­do­res, sen­do 21 em San­to An­dré, 28 em São Ber­nar­do e 19 em São Ca­e­ta­no. Eles têm o pa­pel de fis­ca­li­zar as ações da pre­fei­tu­ra e dis­cu­tir, cri­ar e mo­di­fi­car as leis que re­gem a ci­da­de. Cons­truir es­co­la, hos­pi­tal, as­fal­tar ru­as ou au­men­tar o nú­me­ro de po­li­ci­as, co­mo, por exem­plo, al­guns pro­me­tem em cam­pa­nha, não são ta­re­fas de ve­re­a­dor.

“O im­por­tan­te pa­ra o elei­tor na ho­ra da es­co­lha é le­var em con­si­de­ra­ção a ex­pe­ri­ên­cia do can­di­da­to com o tra­to das ques­tões pú­bli­cas e o co­nhe­ci­men­to que es­te tem da fun­ção de ve­re­a­dor. Mas é aí que a coi­sa fi­ca com­pli­ca­da”, afir­mou o pro­fes­sor de so­ci­o­lo­gia do Mac­ken­zie, Ro­gé­rio Bap­tis­ti­ni.

Se­gun­do o pro­fes­sor, his­to­ri­ca­men­te, o bra­si­lei­ro cos­tu­ma fa­zer op­ção mais cons­ci­en­te pa­ra o Exe­cu­ti­vo, po­rém faz es­co­lha pou­co in­for­ma­da pa­ra o Le­gis­la­ti­vo.

Pa­ra Bap­tis­ti­ni, a cul­pa po­de es­tar na vi­são equi­vo­ca­da de que o “pre­si­den­te, go­ver­na­dor e pre­fei­to po­dem re­sol­ver to­dos os pro­ble­mas”, sem influência de se­na­do­res, de­pu­ta­dos e ve­re­a­do­res.

As mu­dan­ças nas re­gras elei­to­rais nes­te ano re­du­zi­ram o tem­po de cam­pa­nha e a ex­po­si­ção dos candidatos. No ABC, eles não po­dem nem con­tar com a TV, já que as ci­da­des da re­gião não têm mí­dia te­le­vi­si­va de si­nal aber­to.

“A pro­pa­gan­da não tem per­mi­ti­do que o elei­tor conheça o can­di­da­to e nem que es­te se apre­sen­te”, afir­mou Bap­tis­ti­ni.

Con­cor­rên­cia São 1.570 candidatos a ve­re­a­dor em San­to An­dré, São Ber­nar­do e São Ca­e­ta­no. Eles bri­gam por ape­nas 68 va­gas nas três ci­da­des. A mé­dia é de 23 con­cor­ren­tes pa­ra ca­da car­go de par­la­men­tar na re­gião.

Com­pa­ra­da com o ves­ti­bu­lar da Fu­vest, um dos mais con­cor­ri­dos do país, a dis­pu­ta por uma ca­dei­ra de ve­re­a­dor no ABC é mais con­cor­ri­da que 93 dos 113 cur­sos uni­ver­si­tá­ri­os ofe­re­ci­dos pe­la USP (Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.