In­de­fe­ri­dos não te­rão os vo­tos com­pu­ta­dos

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Os candidatos que con­cor­re­rem nes­te do­min­go com o re­gis­tro in­de­fe­ri­do e que te­nham in­gres­sa­do com re­cur­so não te­rão seus vo­tos com­pu­ta­dos, sal­vo se hou­ver de­ci­são fi­nal pe­lo de­fe­ri­men­to de seus re­gis­tros.

Is­so sig­ni­fi­ca que, mes­mo que te­nham re­ce­bi­do vo­ta­ção su­fi­ci­en­te pa­ra se­rem elei­tos, so­men­te te­rão seus vo­tos con­ta­bi­li­za­dos e po­de­rão ser di­plo­ma­dos se ti­ve­rem seus re­gis­tros apro­va­dos pe­la Jus­ti­ça Eleitoral.

Con­for­me ju­ris­pru­dên­cia con­so­li­da­da do TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Eleitoral), não se com­pu­tam pa­ra a le­gen­da os vo­tos da­dos aos candidatos com os re­gis­tros in­de­fe­ri­dos à da­ta da elei­ção, ain­da que a de­ci­são no pro­ces­so de re­gis­tro só tran­si­te em jul­ga­do após o plei­to. Ape­sar de não se­rem con­ta­bi­li­za­dos, os vo­tos dos candidatos nes­sa si­tu­a­ção fi­ca­rão ar­ma­ze­na­dos se­pa­ra­da­men­te e po­de­rão ser con­sul­ta­dos por elei­to­res e de­mais in­te­res­sa­dos.

Se após o plei­to o juí­zo eleitoral pro­fe­rir de­ci­são pe­lo de­fe­ri­men­to dos re­gis­tros des­ses candidatos, os vo­tos re­ce­bi­dos por eles pas­sa­rão a ser com­pu­ta­dos e ele de­ve­rá ser di­plo­ma­do pe­la Jus­ti­ça Eleitoral. A di­plo­ma­ção dos candidatos elei­tos de­ve­rá ocor­rer até o dia 19 de de­zem­bro.

Ca­so a de­ci­são se­ja pe­lo in­de­fe­ri­men­to do re­gis­tro, os vo­tos re­ce­bi­dos se­rão anu­la­dos. No ABC, 74 candidatos à Câ­ma­ra fo­ram in­de­fe­ri­dos e aguar­dam jul­ga­men­to de re­cur­so, sen­do 24 em San­to An­dré, 39 em São Ber­nar­do e 11 em São Ca­e­ta­no.

METRO ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.