Cam­pa­nha no ABC te­ve mé­dia de 15 de­nún­ci­as por dia

Elei­tor aten­to. Apli­ca­ti­vo foi o meio pre­di­le­to en­con­tra­do pe­los mo­ra­do­res pa­ra re­cla­mar ir­re­gu­la­ri­da­des. San­to André é a ter­cei­ra no Es­ta­do em quan­ti­da­de de quei­xas

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VA­NES­SA SELICANI

A cam­pa­nha elei­to­ral ter­mi­nou ofi­ci­al­men­te on­tem, de­pois de 45 di­as de ati­vi­da­des dos can­di­da­tos nas ru­as.

Du­ran­te o pe­río­do, o TRE-SP (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral-São Pau­lo) re­ce­beu mé­dia de 15 quei­xas so­bre ir­re­gu­la­ri­da­des por dia no ABC. Elas in­clu­em tan­to de­nún­ci­as so­bre pro­pa­gan­da ile­gal quan­to ca­sos de com­pra de vo­to e do­a­ção ir­re­gu­lar.

San­to André, São Ber­nar­do e São Ca­e­ta­no re­gis­tra­ram jun­tas 677 re­cla­ma­ções. A mai­o­ria de­las foi re­a­li­za­da pe­lo apli­ca­ti­vo Par­dal. Por meio da no­va fer­ra­men­ta di­gi­tal, che­ga­ram 77% dos re­gis­tros do ABC. San­to André apa­re­ce co­mo a ter­cei­ra ci­da­de do Es­ta­do com mai­or nú­me­ro de de­nún­ci­as fei­tas pe­lo apli­ca­ti­vo, atrás ape­nas da ca­pi­tal e de Gu­a­ru­lhos.

Os ou­tros 23% de quei­xas na re­gião se re­fe­rem às de­nún­ci­as que che­ga­ram por meio do si­te De­nún­cia On-Li­ne, que é vol­ta­do ape­nas pa­ra as re­cla­ma­ções so­bre pro­pa­gan­da ir­re­gu­lar. No to­tal, fo­ram 155 ca­sos.

As de­nún­ci­as não po­dem ser anô­ni­mas, mas os da­dos do au­tor são man­ti­dos em si­gi­lo pe­lo TRE-SP.

No ca­so das pro­pa­gan­das, a qu­ei­xa é che­ca­da e, se con­fir­ma­da, o Tri­bu­nal pe­de ao can­di­da­to que re­ti­re o ma­te­ri­al em até 48 ho­ras. Se a so­li­ci­ta­ção não é cum­pri­da, o ca­so é en­vi­a­do pa­ra o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Elei­to­ral, que po­de apli­car mul­ta de até R$ 25 mil.

As de­nún­ci­as via Par­dal são fil­tra­das pe­la Ou­vi­do­ria, que en­via aos pro­mo­to­res os ca­sos pa­ra ave­ri­gua­ção. Se com­pro­va­da in­fra­ção, são apli­ca­das pe­nas de acor­do com ca­da te­ma.

| ALES­SAN­DRO VAL­LE/ABCDIGIPRESS

No­vas re­gras ti­ra­ram boa par­te da pu­bli­ci­da­de das ru­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.