Vi­o­lên­cia. TSE aci­o­na PF pa­ra apu­rar mor­te de can­di­da­tos

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A cor­ri­da elei­to­ral pa­ra pre­fei­to e ve­re­a­dor des­te ano ter­mi­nou em pe­lo me­nos 20 mor­tes de can­di­da­tos, tra­gé­di­as ocor­ri­das des­de o iní­cio da cam­pa­nha, em agos­to, se­gun­do da­dos do TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral).

A PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) foi aci­o­na­da pe­la Jus­ti­ça Elei­to­ral pa­ra apu­rar se hou­ve mo­ti­va­ção po­lí­ti­ca nos cri­mes.

Os ca­sos ocor­re­ram em pe­lo me­nos 12 Es­ta­dos: Bahia, Ce­a­rá, Goiás, Ma­ra­nhão, Mi­nas Ge­rais, Pa­raí­ba, Per­nam­bu­co, Rio de Ja­nei­ro, Rio Gran­de do Nor­te, Rio Gran­de do Sul, San­ta Ca­ta­ri­na e São Pau­lo. Cri­me de Goiás O ca­so mais re­cen­te foi em Itum­bi­a­ra (GO). O can­di­da­to a pre­fei­to Zé Ro­cha (PTB) re­ce­beu um ti­ro na ca­be­ça du­ran­te uma pas­se­a­ta an­te­on­tem e mor­reu. O cor­po foi en­ter­ra­do on­tem.

“Deu a im­pres­são de aten­ta­do. Re­al­men­te se tra­ta de um epi­só­dio cho­can­te e de­plo­rá­vel pa­ra to­dos os tí­tu­los”, afir­mou o pre­si­den­te do TSE, Gil­mar Men­des.

O vi­ce-go­ver­na­dor de Goiás, Jo­sé Eli­ton (PSDB), foi

“A úl­ti­ma coi­sa que po­de­mos de­se­jar é a pre­sen­ça do cri­me or­ga­ni­za­do no sis­te­ma po­lí­ti­co.” GIL­MAR MEN­DES, PRE­SI­DEN­TE DO TSE E MI­NIS­TRO DO SU­PRE­MO TRI­BU­NAL FE­DE­RAL

atin­gi­do no abdô­men e se­gue in­ter­na­do num hos­pi­tal em Goi­â­nia. O es­ta­do de saú­de é con­si­de­ra­do es­tá­vel.

As in­ves­ti­ga­ções apon­tam que o au­tor do ata­que, Gil­ber­to do Ama­ral, des­ceu do car­ro e ati­rou con­tra o ca­mi­nhão on­de es­ta­vam os po­lí­ti­cos. Fo­ram 13 dis­pa­ros e, no mo­men­to em que foi re­car­re­gar a pis­to­la, o ca­bo da PM Va­nil­son Ro­dri­gues – que tam­bém mor­reu na ação – con­se­guiu atin­gí-lo.

Gil­ber­to era servidor pú­bli­co pro­ces­sou a pre­fei­tu­ra por ho­ras-ex­tras não pa­gas du­ran­te a ges­tão de Zé Ro­cha co­mo pre­fei­to. A Po­lí­cia Ci­vil, po­rém, não des­car­ta ne­nhu­ma hi­pó­te­se pa­ra o cri­me. Re­for­ço na se­gu­ran­ça A atu­a­ção de mi­li­ta­res na se­gu­ran­ça das elei­ções des­te ano se­rá re­cor­de. A For­ça Na­ci­o­nal atu­a­rá com 25 mil ho­mens em 408 ci­da­des de 14 Es­ta­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.