Ven­das de su­per­mer­ca­dos cres­cem 1,73% em agos­to

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

As ven­das do se­tor su­per­merc-adis­ta no Bra­sil ti­ve­ram cres­ci­men­to re­al de 1,73% em agos­to an­te o mes­mo mês de 2015 e de­clí­nio de 2,65% na com­pa­ra­ção com ju­lho, in­for­mou on­tem a Abras, as­so­ci­a­ção que re­pre­sen­ta o se­tor.

No ano até agos­to, as ven­das acu­mu­lam al­ta de 0,8%, des­con­ta­da a in­fla­ção, so­bre o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. Pa­ra o su­pe­rin­ten­den­te da Abras, Márcio Mi­lan, is­so in­di­ca es­ta­bi­li­za­ção do se­tor e uma sen­sí­vel me­lho­ra da eco­no­mia bra­si­lei­ra.

A Abras ago­ra es­pe­ra al­ta de 0,7% nas ven­das re­ais em 2016 an­te pre­vi­são an­te­ri­or de cres­ci­men­to de 0,45%.

A des­pei­to de al­gu­mas in­cer­te­zas ain­da pre­sen­tes no ce­ná­rio po­lí­ti­co, “a pre­vi­são é que as ven­das re­ais cres­çam de for­ma con­sis­ten­te da­qui até o fim do ano”, dis­se Mi­lan.

Em agos­to, foi re­gis­tra­da a pri­mei­ra que­da em um ano no pre­ço da ces­ta bá­si­ca, for­ma­da por ali­men­tos e itens de hi­gi­e­ne e lim­pe­za con­si­de­ra­dos de pri­mei­ra ne­ces­si­da­de. O re­cuo foi de 0,27% fren­te ju­lho, pa­ra R$ 486,04. Nos 12 me­ses até agos­to, po­rém, o pre­ço da ces­ta su­biu 18%.

En­tre as mai­o­res al­tas no mês es­tão: quei­jo mu­ça­re­la (8,56%), quei­jo pra­to (8,54%) e to­ma­te (6,99%). Já as mai­o­res que­das fo­ram en­ca­be­ça­das por ce­bo­la (-18,73%), ba­ta­ta (-9,64%) e fei­jão (-4,89%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.