In­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al ge­ra de­ba­te na HBO

Estreia do­min­go. Com pro­du­ção de J.J. Abrams, ‘Westworld’ dis­cu­te con­cei­tos de re­a­li­da­de e hu­ma­ni­da­de a par­tir de par­que te­má­ti­co on­de pes­so­as usam robôs pa­ra re­a­li­za­rem de­se­jos

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

“Tu­do é mis­té­rio nes­sa sé­rie”, avi­sa Ro­dri­go San­to­ro lo­go no iní­cio da en­tre­vis­ta. Ele se re­fe­re a “Westworld”, no­va obra de J.J. Abrams, ins­pi­ra­da no fil­me homô­ni­mo de Mi­cha­el Cri­ch­ton, de 1973, que estreia do­min­go, às 23h, na HBO.

Abrams é o no­me por trás de to­das as in­cóg­ni­tas de “Lost”, e ele sa­be usar co­mo pou­cos o en­tre­te­ni­men­to de fic­ção ci­en­tí­fi­ca pa­ra de­ba­ter ques­tões de or­dem fi­lo­só­fi­ca.

A dis­cus­são da vez tem a ver com o con­cei­to de hu­ma­ni­da­de e se dá a par­tir de um par­que te­má­ti­co am­bi­en­ta­do no Ve­lho Oes­te. Seus ha­bi­tan­tes são robôs hu­ma­noi­des que bei­ram a per­fei­ção e gui­am hu­ma­nos en­di­nhei­ra­dos em aven­tu­ras im­pro­vá­veis.

Qu­em pa­ga pa­ra es­tar ali quer ter ex­pe­ri­ên­ci­as que não po­dem re­a­li­zar na vi­da re­al. Al­gu­mas são ex­tre­mas, co­mo ca­çar e ma­tar um ban­di­do ou vi­o­len­tar uma mu­lher. A ideia co­me­ça a dar er­ra­do quan­do um cer­to ní­vel de cons­ci­ên­cia pas­sa a des­per­tar nos robôs.

“Es­se é um par­que pa­ra exer­ci­tar su­as fan­ta­si­as, um la­do que fi­ca re­cal­ca­do na so­ci­e­da­de, e a par­tir daí vo­cê vê o ape­ti­te do ho­mem pa­ra a vi­o­lên­cia. É uma his­tó­ria com mui­tas me­tá­fo­ras e mui­tas en­tre­li­nhas”, afir­ma San­to­ro, que vi­ve o cau­bói Hec­tor.

Ele é apre­sen­ta­do co­mo o gran­de ban­di­do de Westworld, mas na­da é tão sim­ples ali. “A gran­de ques­tão é qu­em é o vi­lão e qu­em é o mo­ci­nho. Hec­tor tem to­da a em­ba­la­gem de vi­lão, mas va­mos dei­xar is­so pa­ra o es­pec­ta­dor.”

Pa­ra San­to­ro, o mis­té­rio em tor­no da tra­ma re­pre­sen­tou um de­sa­fio pa­ra a cons­tru­ção de um per­so­na­gem que se rein­ven­ta a ca­da vez que a his­tó­ria é rei­ni­ci­a­da, quan­do no­vos ele­men­tos en­tram em ce­na. “Não deu pa­ra fa­zer la­bo­ra­tó­rio por­que não ha­via in­for­ma­ção. Mas me pre­pa­rei pa­ra es­tar pre­pa­ra­do.”

O elen­co con­ta ain­da com Evan Ra­chel Wo­od na pe­le de um robô boa mo­ça, Ed Har­ris co­mo um sá­di­co fre­quen­ta­dor do par­que e Anthony Hop­kins in­ter­pre­tan­do o cri­a­dor de to­da a in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al. ME­TRO

| DIVULGAÇÃO

Than­die Newton e Ro­dri­go San­to­ro con­tra­cem na no­va sé­rie

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.