CBF pre­vê G-5 já no Bra­si­lei­rão des­te ano

Mu­dan­ças. Por con­ta das mu­dan­ças pre­vis­tas na Li­ber­ta­do­res do ano que vem, cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal po­de abrir mais uma va­ga

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

Após as mu­dan­ças na Li­ber­ta­do­res, anun­ci­a­das pe­la Con­me­bol nes­ta se­ma­na, a CBF se ma­ni­fes­tou on­tem so­bre al­te­ra­ções no ca­len­dá­rio 2017 do fu­te­bol bra­si­lei­ro. E avi­sou que a Co­pa do Bra­sil de­ve ser mais en­xu­ta e que o Bra­si­lei­rão de­ve con­tar com um G-5 já nes­te ano, em ra­zão de uma pos­sí­vel va­ga ex­tra do país na com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal.

“Ain­da não po­de­mos de­ta­lhar as mu­dan­ças por­que elas de­pen­dem de apro­va­ção du­ran­te reu­nião da Con­me­bol no pró­xi­mo do­min­go, mas a Co­pa do Bra­sil já pas­sa­va por uma re­es­tru­tu­ra­ção que de­ve dei­xá-la mais ren­tá­vel pa­ra os clu­bes, vai tor­ná-la mais cur­ta e per­mi­tir que as da­tas não coin­ci­dam mais com a Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na”, afir­mou Ma­no­el Flo­res, di­re­tor de Com­pe­ti­ções da CBF.

Com es­ta al­te­ra­ção, os clu­bes bra­si­lei­ros po­de­rão dis­pu­tar a Sul-Ame­ri­ca­na e a Co­pa do Bra­sil si­mul­ta­ne­a­men­te, o que não ocor­re ho­je. Atu­al­men­te, por fal­ta de da­tas, só in­gres­sam na com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal clu­bes eli­mi­na­dos da Co­pa do Bra­sil. A mu­dan­ça vai per­mi­tir aos bra­si­lei­ros dis­pu­tar na mes­ma tem­po­ra­da as qua­tro com­pe­ti­ções mais im­por­tan­tes: Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro, Co­pa do Bra­sil, Ta­ça Li­ber­ta­do­res e Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na.

Ou­tra mu­dan­ça de­ve acon­te­cer no Bra­si­lei­rão. Di­an­te da am­pli­a­ção da Li­ber­ta­do­res, o Bra­sil de­ve ga­nhar mais uma va­ga. As qua­tro no­vas va­gas – o tor­neio pas­sa de 38 pa­ra 42 equi­pes –, se­rão de­ba­ti­das na reu­nião, em Bo­go­tá, mas a pre­vi­são é que o Bra­sil pas­se a ter mais um clu­be na com­pe­ti­ção, pas­san­do pa­ra seis.

Des­ta for­ma, o Bra­si­lei­ro po­de­ria ter um G-5 – a ou­tra va­ga vem do cam­peão da Co­pa do Bra­sil. A de­fi­ni­ção des­te no­vo lu­gar na ta­be­la ain­da de­pen­de de con­fir­ma­ção.

“Se es­sa va­ga ocor­rer, se­ria o G-5 do Bra­si­lei­rão. Não se­rá um con­vi­te, mas uma de­ci­são téc­ni­ca. A Con­me­bol fez ques­tão de dei­xar is­so cla­ro, que se­ria uma va­ga pa­ra a prin­ci­pal com­pe­ti­ção na­ci­o­nal. No nos­so ca­so, é o Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro”, ex­pli­cou Ma­no­el Flo­res.

ME­TRO COM BAND

| FA­BI­A­NO DE OLI­VEI­RA/FUTURA PRESS

Ma­no­el Flo­res, di­re­tor de com­pe­ti­ções da CBF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.