18 ca­pi­tais te­rão 2º tur­no

Pe­lo país. PT ga­nha em ape­nas uma ca­pi­tal e só es­tá na dis­pu­ta no se­gun­do tur­no em Re­ci­fe na pri­mei­ra elei­ção pós-im­pe­a­ch­ment

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MAR­CE­LO FREITAS

A pri­mei­ra elei­ção pós-im­pe­a­ch­ment trou­xe uma vis­to­sa der­ro­ta nas ur­nas dos par­ti­dos de es­quer­da. Nas 26 ca­pi­tais, a pre­fe­rên­cia da mai­o­ria dos elei­to­res foi pa­ra can­di­da­tos de le­gen­das mais ao cen­tro e à di­rei­ta, so­bre­tu­do do PSDB.

Em 30 de ou­tu­bro, 18 ca­pi­tais te­rão se­gun­do tur­no e oi­to can­di­da­tos do par­ti­do tu­ca­no es­tão no pá­reo. Ape­nas Rio de Ja­nei­ro, com o PSOL, Ma­ca­pá, com a Re­de, e Ara­ca­ju, com o PC­doB, te­rão can­di­da­to de si­glas con­trá­ri­as ao afas­ta­men­to da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff.

Os tu­ca­nos ven­ce­ram em du­as ca­pi­tais on­tem: Fir­mi­no Fi­lho foi re­e­lei­to pre­fei­to de Te­re­si­na (PI) e João Do­ria le­vou em São Pau­lo (SP).

Ta­ma­nho da der­ro­ta O PT con­quis­tou so­men­te a Pre­fei­tu­ra de Rio Bran­co (AC) – Mar­cus Ale­xan­dre foi re­e­lei­to. Além dis­so, dis­pu­ta o se­gun­do tur­no em Re­ci­fe: João Pau­lo ten­ta­rá evi­tar a re­e­lei­ção de Ge­ral­do Jú­lio (PSB).

A der­ro­ta em São Pau­lo, o mai­or co­lé­gio elei­to­ral do país, foi a mais sen­ti­da pe­lo PT. O re­sul­ta­do com­pro­vou uma de­si­dra­ta­ção do par­ti­do nas ur­nas. Em São Ber­nar­do do Cam­po (SP), ber­ço po­lí­ti­co pe­tis­ta, por exem­plo, Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) tem co­mo ad­ver­sá­rio no se­gun­do tur­no Alex Ma­nen­te (PPS).

Freixo Ad­ver­sá­rio de Mar­ce­lo Crivella (PRB) na Pre­fei­tu­ra do Rio de Ja­nei­ro (RJ), Mar­ce­lo Freixo (PSOl) sur­ge co­mo prin­ci­pal no­me da es­quer­da pa­ra a dis­pu­ta do se­gun­do tur­no.

De an­te­mão, o can­di­da­to des­car­tou o apoio do PMDB, mas te­rá o apoio dos ad­ver­sá­ri­os Jan­di­ra Fegha­li (PC­doB) e Ales­san­dro Mo­lon (Re­de) “Ago­ra não tem jei­to: ou apoia o Crivella ou apoia o Freixo e os pro­gra­mas são mui­to di­fe­ren­tes”, afir­mou o can­di­da­to do PSOL.

PMDB Par­ti­do do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, o PMDB per­deu nos mai­o­res co­lé­gi­os elei­to­rais.

O re­sul­ta­do, con­tu­do, não foi ne­ga­ti­vo. Com ape­nas dois pre­fei­tos em ca­pi­tais elei­tos em 2012, o par­ti­do es­tá no se­gun­do tur­no em seis me­tró­po­les: Ma­ca­pá (AP), Por­to Ale­gre (RS), Flo­ri­a­nó­po­lis (SC), Goi­â­nia (GO), Ma­ceió (AL) e Cui­a­bá (MT) – nas úl­ti­mas três a dis­pu­ta se­rá con­tra can­di­da­tos do PSDB.

BRU­NA PRADO/ METRO RIO MAU­RO PI­MEN­TEL/FOLHAPRESS

No Rio, Crivella (PRB) vai en­fren­tar... ...Freixo (PSOL) no se­gun­do tur­no

WESLEY RO­DRI­GUES/HO­JE EM DIA/FOLHAPRESS DA­NI­EL TEOBALDO/FU­TU­RA PRESS

Em Be­lo Ho­ri­zon­te, João Lei­te (PSDB) en­ca­ra... Ka­lil (PHS) pe­la pre­fei­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.