Re­gião de Utin­ga e Cen­tro de SBC de­fi­nem o 1º tur­no

Apu­ra­ção por zo­nas elei­to­rais mos­tram que bair­ros do se­gun­do sub­dis­tri­to de San­to An­dré re­jei­ta­ram o can­di­da­to pe­tis­ta Car­los Gra­na e o Cen­tro de São Ber­nar­do ele­ge­ria no pri­mei­ro tur­no o de­pu­ta­do es­ta­du­al tu­ca­no Or­lan­do Mo­ran­do

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

O do­mí­nio tu­ca­no nas elei­ções mu­ni­ci­pais do ABC fi­cou cla­ro com o re­sul­ta­do das ur­nas do úl­ti­mo do­min­go. Po­rém, a apu­ra­ção por zo­nas elei­to­rais, em que é pos­sí­vel ver co­mo ca­da re­gião das ci­da­des vo­tou, mos­tra que al­guns pon­tos dos mu­ni­cí­pi­os de­ci­di­ram o plei­to pa­ra o car­go de pre­fei­to em San­to An­dré, São Ber­nar­do e São Caetano.

Pau­li­nho Ser­ra (PSDB), por exem­plo, só per­deu pa­ra o pre­fei­to Car­los Gra­na (PT) em ape­nas uma das re­giões de San­to An­dré. O pe­tis­ta foi vi­to­ri­o­so so­men­te pe­las ur­nas da 383ª zo­na elei­to­ral, que com­pre­en­de bair­ros com al­ta vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al, co­mo Jar­dim San­to An­dré, Gu­a­ra­ci­a­ba, Vi­la Suí­ça, Par­que Mi­a­mi, Con­do­mí­nio Ma­ra­ca­nã, Ma­rek, Cen­tre­vil­le e Ci­da­de São Jor­ge.

Al­go que cha­ma a aten­ção é a inex­pres­si­va vo­ta­ção de Gra­na na re­gião do 2o sub­dis­tri­to (Utin­ga). Na área do Par­que das Na­ções, Jar­dim das Ma­ra­vi­lhas, San­ta Te­re­zi­nha, Utin­ga e Ca­mi­ló­po­lis, o pe­tis­ta foi ape­nas o quar­to mais vo­ta­do, fi­can­do atrás de Pau­li­nho, Ai­dan Ra­vin (PSB) e Ail­ton Li­ma (SD). Es­te úl­ti­mo tam­bém fi­cou à fren­te do atu­al pre­fei­to no Jar­dim Ana Ma­ria, San­to Al­ber­to e Par­que No­vo Ora­tó­rio.

O que po­de ter co­la­bo­ra­do pa­ra a der­ro­ca­da do PT no 2o sub­dis­tri­to é o pro­ble­ma no abas­te­ci­men­to de água no úl­ti­mos me­ses. A re­gião foi uma das mais afe­ta­das pe­la se­ca mes­mo após o fim da cri­se hí­dri­ca anun­ci­a­do pe­lo go­ver­no es­ta­du­al.

Em São Ber­nar­do, o do­mí­nio do de­pu­ta­do es­ta­du­al Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB) é to­tal. Ele ga­nhou em to­das as zo­nas elei­to­rais da ci­da­de. O tu­ca­no te­ve vo­ta­ção ex­pres­si­va na re­gião cen­tral. Nos bair­ros Jar­dim do Mar, Pla­nal­to, Jor­da­nó­po­lis, Ve­ra Cruz e Ca­lux, Mo­ran­do ven­ce­ria no pri­mei­ro tur­no, com 51,3% dos vo­tos.

Ele tam­bém te­ve 50% da pre­fe­rên­cia do elei­to­ra­do da Pau­li­ceia, Fló­ri­da, Ta­boão, Rud­ge Ra­mos, Ca­mi­nho do Mar, Ba­e­ta Ne­ves, No­va Pe­tró­po­lis e Vi­la Eu­cli­des.

Nas pe­ri­fe­ri­as, on­de o PT te­ve gran­de ade­são nas úl­ti­mas elei­ções, o can­di­da­to do pre­fei­to Luiz Ma­ri­nho (PT), Tar­ci­sio Se­co­li, foi mal. Ain­da as­sim, os bair­ros da re­gião da re­pre­sa Bil­lings fo­ram on­de o pe­tis­ta te­ve me­lhor de­sem­pe­nho, co­mo no Jar­dim da Re­pre­sa, Ri­a­cho Gran­de, Al­va­ren­ga, Ba­tis­ti­ni, Ta­te­tos, De­mar­chi, Bo­tu­ju­ru, Estoril e San­ta Cruz. Nes­ses lo­cais, o pe­tis­ta fi­cou a fren­te de Alex Ma­nen­te (PPS), que dis­pu­ta­rá o se­gun­do tur­no com Mo­ran­do.

São Caetano Em São Caetano, ci­da­de di­vi­di­da ape­nas por du­as zo­nas elei­to­rais, o do­mí­nio de Jo­sé Au­ric­chio Jú­ni­or (PSDB), o no­vo pre­fei­to elei­to, foi por to­da a ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.