Co­me­ça ba­ta­lha por apoi­os no 2º tur­no

Can­di­da­tos bus­cam ali­an­ças en­tre der­ro­ta­dos pa­ra ampliar elei­to­ra­do

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - FO­TOS: DI­VUL­GA­ÇÃO

Se na ci­da­de de São Pau­lo a dis­pu­ta pe­la pre­fei­tu­ra foi de­fi­ni­da no pri­mei­ro tur­no com João Do­ria (PSDB), pe­lo país 55 ci­da­des vol­ta­rão às ur­nas no dia 30 de ou­tu­bro pa­ra es­co­lher en­tre os can­di­da­tos ao exe­cu­ti­vo no se­gun­do tur­no das elei­ções mu­ni­ci­pais. Até lá, os po­lí­ti­cos na dis­pu­ta irão cor­rer atrás do apoio de no­mes der­ro­ta­dos an­te­on­tem – fa­tor de­ci­si­vo pa­ra con­quis­tar no­vos vo­tos.

En­tre as ci­da­des que ain­da não de­fi­ni­ram seus pre­fei­tos, 18 são ca­pi­tais. No Rio de Ja­nei­ro, o can­di­da­to Mar­ce­lo Frei­xo (PSOL) saiu na fren­te na bus­ca de ali­a­dos: os can­di­da­tos Ales­san­dro Mo­lon (Re­de) e Jan­di­ra Fegha­li (PC­doB) de­cla­ra­ram apoio ao can­di­da­to, as­sim co­mo a Re­de e o PSB, que no pri­mei­ro tur­no es­ti­ve­ram ao la­do de Ín­dio da Cos­ta (PSD).

En­quan­to is­so, Cri­vel­la, que ven­ceu o 1o tur­no com 27,78% dos vo­tos vá­li­dos, cos­tu­ra uma ali­an­ça com Flávio Bol­so­na­ro (PSC), que fi­cou em 4o lu­gar. O de­pu­ta­do es­ta­du­al já afir­mou on­tem que fa­rá cam­pa­nha con­tra Frei­xo, mas não de­ci­diu se irá apoi­ar o se­na­dor.

Em Cu­ri­ti­ba (PR), a apos­ta mais cer­ta é de que Ma­ria Vic­tó­ria (PP) de­cla­re apoio pa­ra Rafael Gre­ca (PMN). Ela faz par­te do gru­po po­lí­ti­co do go­ver­na­dor Be­to Ri­cha (PSDB), que tam­bém apoia Gre­ca. On­tem, em no­ta, a cam­pa­nha de Ma­ria Vic­tó­ria dis­se vai de­fi­nir a sua po­si­ção em acor­do com par­ti­dos co­li­ga­dos ao PP.

Já o pe­me­de­bis­ta Re­quião Fi­lho dis­se que es­tu­da apoio a Ney Le­pre­vost (PSD). “Vou ter que re­ver o pro­gra­ma e ain­da aguar­do uma li­ga­ção de­le. De qual­quer for­ma, a de­ci­são pas­sa pe­lo par­ti­do (o PMDB)”, dis­se.

Após a di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos de do­min­go, Le­pre­vost de­fen­deu o atu­al pre­fei­to, Gus­ta­vo Fru­et, si­na­li­zan­do que po­de­ria bus­car seu apoio. Sua cam­pa­nha de­cla­rou que ele não de­fi­ni­rá po­si­ção nas pró­xi­mas 48 ho­ras.

Em Be­lo Ho­ri­zon­te (MG), João Lei­te (PSDB) e Ale­xan­dre Ka­lil (PHS), tra­tam com cau­te­la as pos­sí­veis ali­an­ças po­lí­ti­cas pa­ra a dis­pu­ta do 2º tur­no. Am­bos apos­tam no dis­cur­so de que o ver­da­dei­ro ali­a­do é o po­vo, ao mes­mo tem­po em que não des­car­tam o au­xí­lio dos ou­tros no­ve can­di­da­tos que fi­ca­ram pe­lo ca­mi­nho.

Rodrigo Pa­che­co (PMDB) se reu­ne ho­je com João Lei­te e de­ve anun­ci­ar seu apoio ao tu­ca­no. Dé­lio Ma­lhei­ros (PSD) e Sar­gen­to Ro­dri­gues (PDT) tam­bém de­vem jun­tar-se a ele.

Por ou­tro la­do, Ale­xan­dre Ka­lil vol­tou a en­fa­ti­zar que “dis­pen­sa as ali­an­ças par­ti­dá­ri­as” – até pa­ra re­for­çar o seu dis­cur­so de an­ti­po­lí­ti­co. Mes­mo as­sim, Mar­ce­lo Ál­va­ro Antô­nio (PR), é uma apos­ta viá­vel le­van­do em con­si­de­ra­ção o dis­cur­so se­me­lhan­te du­ran­te a cam­pa­nha.

Em Porto Ale­gre (RS), a dis­pu­ta en­tre as co­li­ga­ções de Nel­son Mar­che­zan Jr. (PSDB) e Se­bas­tião Me­lo (PMDB) é pe­lo apoio do can­di­da­to do PTB, Mau­rí­cio Dzi­e­dric­ki, que ter­mi­nou o pri­mei­ro tur­no com 13,68% dos vo­tos. Ele é o al­vo mais pró­xi­mo por­que os par­ti­dos de es­quer­da que con­cor­re­ram não apoi­a­rão nin­guém.

Em Vi­tó­ria (ES), os der­ro­ta­dos Le­lo Coim­bra (PMDB), Perly Ci­pri­a­no (PT) e An­dré Mo­rei­ra (PSOL) afir­ma­ram que só apre­sen­ta­rão po­si­ci­o­na­men­to a fa­vor de Lu­ci­a­no Re­zen­de (PPS) ou Ama­ro Ne­to (So­li­da­ri­e­da­de) após con­ver­sas com apoi­a­do­res e seus par­ti­dos. ME­TRO

Em Cu­ri­ti­ba, Ma­ria Vic­tó­ria (PP) de­ve apoi­ar Gre­ca, por li­ga­ção ao go­ver­na­dor do Pa­ra­ná Rafael Gre­ca (PMN) Ney Le­pre­vost (PSD)

Can­di­da­to do PSOL à pre­fei­tu­ra do Rio saiu na fren­te e já con­ta com apoio de dois can­di­da­tos der­ro­ta­dos Cri­vel­la (PRB) Frei­xo (PSOL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.