CLÁU­DIO HUM­BER­TO

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLAU­DIO.HUM­BER­TO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

MP NO TCU PE­DE A RE­JEI­ÇÃO DAS CON­TAS DE

DIL­MA. Pa­re­cer de 69 pá­gi­nas do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co jun­to ao Tri­bu­nal de Con­tas da União lis­ta 17 gra­ves ra­zões pa­ra a re­jei­ção das con­tas do go­ver­no Dil­ma Rous­seff re­la­ti­vas a 2015. Dil­ma re­pe­tiu as “pe­da­la­das” que es­ti­ve­ram en­tre os mo­ti­vos pa­ra a re­jei­ção unâ­ni­me de su­as con­tas de 2014. O pa­re­cer, as­si­na­do pe­lo pro­cu­ra­dor-che­fe Pau­lo Bu­ga­rin, ana­li­sa e re­jei­ta ca­da uma das ale­ga­ções da de­fe­sa da ex-pre­si­den­te.

ILE­GA­LI­DA­DES. O MP do TCU iden­ti­fi­cou ile­ga­li­da­de em ope­ra­ções de cré­di­to no Pla­no Safra, do Ban­co do Bra­sil e no PSI, a “bol­sa em­pre­sá­rio” do BNDES.

RAI­NHA DAS PE­DA­LA­DAS. Em 2015, o go­ver­no Dil­ma tam­bém es­con­deu dí­vi­das jun­to ao Ban­co do Bra­sil, Cai­xa e BNDES. Até pa­gou dí­vi­das com di­nhei­ro do FGTS.

IM­PE­A­CH­MENT AO QUA­DRA­DO. Dil­ma pa­gou dí­vi­da

“É O FIM DA TE­SE DO GOL­PE” SE­NA­DOR JO­SÉ AGRI­PI­NO (DEM-RN), PA­RA QUEM AS UR­NAS CON­FIR­MA­RAM O IM­PE­A­CH­MENT

até com di­nhei­ro do Fun­do Na­ci­o­nal pa­ra a Cri­an­ça e Ado­les­cen­te (FNCA), que a Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal proí­be.

DIL­MA AFUN­DOU O GÊ­NE­RO: CAIU O Nº DE PRE­FEI­TAS. O go­ver­no de­sas­tro­so de Dil­ma Rous­seff (PT) não re­sul­tou ape­nas em seu pró­prio im­pe­a­ch­ment e na der­ro­ta his­tó­ri­ca do PT, nas elei­ções de do­min­go (2): fez o Bra­sil re­tro­ce­der ou ao me­nos pa­ra­li­sar no pro­ces­so de ocu­pa­ção de car­gos pú­bli­cos por mu­lhe­res: em 2008, fo­ram elei­tas 504 pre­fei­tas, que sal­ta­ram pa­ra 664 em 2012. Ana­lis­tas atri­bu­em ao “de­sas­tre Dil­ma” a que­da pa­ra ape­nas 637 mu­lhe­res elei­tas em 2016.

APRO­VEI­TA­MEN­TO PI­O­ROU. O nú­me­ro de pre­fei­tas elei­tas caiu qua­se 5%, ape­sar do au­men­to na quan­ti­da­de de can­di­da­tas, 2.026 em 2012 con­tra 2.148 es­te ano.

| JO­SÉ CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Dil­ma Rous­seff

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.