MI­CHEL ALABY

Se­cre­tá­rio-ge­ral da Câ­ma­ra do Co­mér­cio Ára­be-Bra­si­lei­ra

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Acon­te­ce ama­nhã em São Pau­lo o Fó­rum Econô­mi­co Bra­sil-Paí­ses Ára­bes, or­ga­ni­za­do pe­la Câ­ma­ra do Co­mér­cio Ára­be-Bra­si­lei­ra, que reu­ni­rá em­pre­sá­ri­os, au­to­ri­da­des e es­pe­ci­a­lis­tas do Bra­sil e dos paí­ses do Ori­en­te Mé­dio e Nor­te da Áfri­ca pa­ra dis­cu­tir ca­mi­nhos con­jun­tos à am­pli­a­ção e ao for­ta­le­ci­men­to das re­la­ções co­mer­ci­ais en­tre as na­ções dos dois blo­cos. Mi­chel Alaby, um dos res­pon­sá­veis pe­lo en­con­tro, fa­lou com ex­clu­si­vi­da­de ao Me­tro Jor­nal. Leia a se­guir:

Qual a im­por­tân­cia de en­con­tros co­mo o Fó­rum Econô­mi­co Bra­sil-Paí­ses Ára­bes? Es­se ti­po de even­to per­mi­te o co­nhe­ci­men­to mú­tuo e a que­bra de pa­ra­dig­mas, tra­zen­do à to­na o po­ten­ci­al de ne­gó­ci­os do Bra­sil e dos Paí­ses Ára­bes. Tam­bém vi­a­bi­li­za a dis­cus­são de te­mas de in­te­res­se das na­ções.

Que te­mas se­rão tra­ta­dos no even­to des­te ano? O Fó­rum Econô­mi­co Bra­sil-Paí­ses Ára­bes te­rá qua­tro pai­néis de dis­cus­são e uma pa­les­tra em que se­rão dis­cu­ti­dos te­mas co­mo eco­no­mia mun­di­al, bra­si­lei­ra e dos paí­ses ára­bes, lo­gís­ti­ca e trans­por­te e fi­nan­ças, en­tre ou­tros.

Quais pro­du­tos e ser­vi­ços Bra­sil e paí­ses ára­bes mais im­por­tam e ex­por­tam? En­tre os pro­du­tos ex­por­ta­dos pe­lo Bra­sil, os prin­ci­pais são as car­nes de boi e de fran­go, açú­car, mi­né­ri­os, ce­re­ais e pro­du­tos quí­mi­cos inor­gâ­ni­cos. Tam­bém têm re­le­vân­cia as má­qui­nas e equi­pa­men­tos, ca­fé, chá, ma­te e es­pe­ci­a­ri­as. Já en­tre os pro­du­tos im­por­ta­dos pe­lo Bra­sil dos paí­ses ára­bes, os mais im­por­tan­tes são com­bus­tí­veis mi­ne­rais, adu­bos e fer­ti­li­zan­tes, plás­ti­cos, alu­mí­nio, apa­re­lhos e ma­te­ri­ais elé­tri­cos.

Quan­to es­se mer­ca­do tem de po­ten­ci­al pa­ra ser ex­pan­di­do? Há um po­ten­ci­al a ser ex­plo­ra­do, prin­ci­pal­men­te na área de ali­men­tos. Pa­ra se ter uma ideia, em 2015 os paí­ses ára­bes im­por­ta­ram US$ 96 bi­lhões em ali­men­tos de to­do mun­do. Po­de­mos des­ta­car po­ten­ci­al no se­tor de equi­pa­men­tos mé­di­co-hos­pi­ta­la­res, má­qui­nas e equi­pa­men­tos agrí­co­las, cal­ça­dos de cou­ro e plás­ti­cos, au­to­pe­ças e aces­só­ri­os. ME­TRO

DI­VUL­GA­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.