Li­ber­ta­do­res in­cha­da

Con­me­bol anun­cia Co­pa Li­ber­ta­do­res da Amé­ri­ca com se­te clu­bes bra­si­lei­ros e ti­mes que es­ta­vam de­sa­ni­ma­dos no Bra­si­lei­rão vis­lum­bram uma no­va chan­ce de es­tar no tor­neio sul-ame­ri­ca­no no ano que vem

Metro Brazil (ABC) - - Esporte - PAU­LO BORGIA

Foi ra­ti­fi­ca­do na ma­nhã de on­tem o que a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol já ha­via in­for­ma­do no fi­nal da noi­te de do­min­go: o Bra­sil te­rá mais du­as va­gas na Co­pa Li­ber­ta­do­res da Amé­ri­ca a par­tir de 2017. E o que is­so mu­da no Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro des­se ano? Mui­ta coi­sa eo Me­tro Jor­nal ex­pli­ca.

A par­tir de ago­ra, os seis pri­mei­ros co­lo­ca­dos na prin­ci­pal com­pe­ti­ção na­ci­o­nal se clas­si­fi­cam pa­ra a Li­ber­ta­do­res, os três pri­mei­ros de for­ma di­re­ta e os três se­guin­tes vão pa­ra a pré-Li­ber­ta­do­res. Man­tém-se a va­ga úni­ca pa­ra o cam­peão da Co­pa do Bra­sil.

An­tes da fa­se de gru­pos, a Li­ber­ta­do­res te­rá du­as fa­ses. Na pri­mei­ra, 16 ti­mes se­rão di­vi­di­dos em oi­to du­e­los com par­ti­das de ida e vol­ta. Os oi­to clas­si­fi­ca­dos dis­pu­tam um no­vo ma­ta-ma­ta, que de­fi­ni­rá os qua­tro ti­mes que vão dis­pu­tar a fa­se de gru­pos, com os 26 clas­si­fi­ca­dos de for­ma di­re­ta, além do atu­al cam­peão da Li­ber­ta­do­res, o Atlé­ti­co Na­ci­o­nal, da Colôm­bia, e o cam­peão da Sul-Ame­ri­ca­na, to­ta­li­zan­do 32 ti­mes em oi­to gru­pos de qua­tro, co­mo acon­te­ce até ho­je.

As­sim, o Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro ga­nha no­vo fô­le­go pa­ra mui­tos clu­bes. Até en­tão, Pal­mei­ras, Flamengo, Atlé­ti­co-MG e San­tos es­ta­vam no tor­neio con­ti­nen­tal do ano

“O ob­je­ti­vo des­tas re­for­mas é po­ten­ci­a­li­zar o fu­te­bol sul-ame­ri­ca­no por meio de uma es­tra­té­gia in­te­gral” ALE­JAN­DRO DO­MIN­GUES, PRES. DA CON­ME­BOL

que vem. Ago­ra, Fluminense e Atlé­ti­co-PR en­tra­ram na dis­pu­ta e pe­lo me­nos ou­tros oi­to clu­bes es­tão na bri­ga por uma va­gui­nha, en­tre eles o São Pau­lo, que es­tá a qua­tro pon­tos da zo­na de re­bai­xa­men­to, mas ape­nas se­te do tor­neio con­ti­nen­tal.

O que mais mu­da Chi­le, Colôm­bia e Ar­gen­ti­na tam­bém fo­ram be­ne­fi­ci­a­dos pe­la mu­dan­ça, só que ca­da país fi­cou com ape­nas uma va­ga.

Mais lon­go, o tor­neio pas­sa­rá de 27 se­ma­nas pa­ra 42 de du­ra­ção, ocu­pan­do qua­se o ano to­do, o que po­de in­vi­a­bi­li­zar a par­ti­ci­pa­ção de clu­bes me­xi­ca­nos, já que eles dis­pu­tam a Co­pa da Con­ca­caf.

Quan­to a fi­nal úni­ca, na­da de­ci­di­do. A ideia ini­ci­al do pre­si­den­te da Con­me­bol, Ale­jan­dro Do­mín­guez, não foi mui­to bem re­ce­bi­da e is­so se­rá de­fi­ni­do pos­te­ri­or­men­te.

| FOLHAPRESS

Atlé­ti­co-MG foi o úl­ti­mo bra­si­lei­ro a le­var a Li­ber­ta­do­res, em 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.