Apro­va­ção de Te­mer é de 14%, afir­ma CNI/Ibo­pe

Pri­mei­ra pes­qui­sa pós-im­pe­a­ch­ment re­ve­la re­pro­va­ção de 39%; 31% con­si­de­ram no­vo go­ver­no pi­or que o de Dil­ma

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) tem o go­ver­no re­pro­va­do por 39% dos bra­si­lei­ros, se­gun­do pes­qui­sa Ibo­pe di­vul­ga­da on­tem pe­la CNI (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria). A re­pro­va­ção é mai­or en­tre os jo­vens de 14 a 26 anos – su­biu de 33% pa­ra 38% –, e na po­pu­la­ção da re­gião Nor­des­te, on­de me­ta­de da po­pu­la­ção ava­lia o go­ver­no co­mo ruim e pés­si­mo.

A des­con­fi­an­ça dos bra­si­lei­ros com o che­fe do Exe­cu­ti­vo tam­bém é al­ta: 68%, en­quan­to 26% di­zem con­fi­ar.

A per­cep­ção da po­pu­la­ção quan­to ao go­ver­no é ne­ga­ti­va pa­ra 43% dos en­tre­vis­ta­dos. A re­for­ma da Pre­vi­dên­cia e os pro­tes­tos “Fo­ra, Te­mer” são os as­sun­tos mais lem­bra­dos.

Es­ta é a pri­mei­ra pes­qui­sa após Te­mer as­su­mir de­fi­ni­ti­va­men­te a pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, em 31 de agos­to. In­di­ca­do­res po­si­ti­vos O pre­si­den­te te­ve uma apro­va­ção de 14%, os­ci­lan­do den­tro da mar­gem de er­ro em re­la­ção aos 13% re­gis­tra­dos em ju­nho, quan­do ain­da era in­te­ri­no. A ava­li­a­ção so­be, prin­ci­pal­men­te, na re­gião Sul, on­de óti­mo e bom sal­ta­ram nos úl­ti­mos dois me­ses de 12% pa­ra 21%. En­tre os en­tre­vis­ta­dos com ren­da su­pe­ri­or a cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos (R$ 4,4 mil), Te­mer con­se­gue apro­va­ção de 20%.

As pers­pec­ti­vas pa­ra o fu­tu­ro se man­tém es­tá­veis: 38% acre­di­tam em pi­o­ra e 24% es­tão oti­mis­tas. Com­pa­ra­ção com Dil­ma Pa­ra 31% da po­pu­la­ção, Te­mer tem um go­ver­no pi­or do que o da pre­si­den­te cas­sa­da Dil­ma Rous­seff – em ju­nho, o ín­di­ce era de 25%. Caiu tam­bém o nú­me­ro de res­pos­tas da­que­les que con­si­de­ram igual, de 44%, em ju­nho, pa­ra 38% em se­tem­bro. A atu­al ges­tão é me­lhor do que a an­te­ri­or pa­ra 24%.

An­tes de ser afas­ta­da em mar­ço, Dil­ma amar­ga­va ín­di­ces pi­o­res: 10% de apro­va­ção con­tra 69% que con­si­de­ra­vam o go­ver­no pe­tis­ta ruim ou pés­si­mo.

METRO BRASÍLIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.