O mai­or pa­trimô­nio

‘Acu­mu­le’ bons há­bi­tos e ga­nhe qua­li­da­de de vi­da em to­das as fa­ses

Metro Brazil (ABC) - - saúde -

A ex­pec­ta­ti­va de vi­da das mu­lhe­res, no Bra­sil, é de 73 anos, en­quan­to nos ho­mens, a mé­dia fi­ca em tor­no dos 68. A ex­pli­ca­ção pa­ra es­sa di­fe­ren­ça não é ge­né­ti­ca, nem com­pli­ca­da. Na ver­da­de, é sim­ples: elas têm o há­bi­to de cui­dar da pró­pria saú­de des­de ce­do, en­quan­to os ho­mens dei­xam pa­ra ir ao mé­di­co so­men­te quan­do já es­tão do­en­tes. Em ge­ral, bem do­en­tes.

Se­gun­do o pre­si­den­te da SBGG (So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Ge­ri­a­tria e Ge­ron­to­lo­gia), dr. João Bas­tos Frei­re Ne­to, o ide­al é que o ho­mem si­ga o exem­plo da com­pa­nhei­ra e pa­re de dei­xar a saú­de em úl­ti­mo pla­no. “Às ve­zes o ca­ra es­tá aci­ma do pe­so, tem gli­co­se al­ta e pres­são no li­mi­te, tem aces­so à in­for­ma­ção do que de­ve fa­zer e mes­mo as­sim não mu­da os há­bi­tos.”

Ele acre­di­ta que o gran­de de­sa­fio é fa­zer com que os ho­mens pa­rem de pen­sar que ter uma boa saú­de de­pen­de uni­ca­men­te da re­a­li­za­ção de exa­mes pe­rió­di­cos. “Dos 30 aos 60 o ho­mem dei­xa a saú­de em úl­ti­mo lu­gar em tro­ca do tra­ba­lho e do la­zer. É im­por­tan­te que ele cons­trua um pa­trimô­nio além do fi­nan­cei­ro, co­mo ve­mos nos ido­sos que che­gam aos 80 com ple­na saú­de”. ob­ser­va o es­pe­ci­a­lis­ta.

Uma vez ido­so, é cla­ro que é im­por­tan­te cri­ar uma ro­ti­na de exa­mes de check-up (co­mo os de gli­ce­mia, co­les­te­rol, fun­ção do rim e do fí­ga­do), além de pra­ti­car al­gum ti­po de ati­vi­da­de fí­si­ca e con­sul­tar um ge­ri­a­tra pe­ri­o­di­ca­men­te pa­ra que ha­ja um acompanhamento pró­xi­mo. “O olhar do ge­ri­a­tra não é pa­ra a do­en­ça, mas pa­ra a pes­soa. Tem to­da uma aná­li­se de co­mo o pa­ci­en­te vi­ve. Nos­sa pre­o­cu­pa­ção é que o ido­so te­nha in­de­pen­dên­cia, au­to­no­mia e qua­li­da­de de vi­da”, fi­na­li­za Frei­re Ne­to. METRO

IMAGE SOURCE/FOLHAPRESS

Con­sul­tar um es­pe­ci­a­lis­ta pe­ri­o­di­ca­men­te dá se­gu­ran­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.