JUN­TO, MISTURADO E EXPLOSIVO

EM ‘GUERRAS SECRETAS’, MARVEL JUN­TA TO­DOS OS SEUS HE­RÓIS E VILÕES, MES­MO DE ÉPOCAS E UNIVERSOS DI­FE­REN­TES, PA­RA VER QUEM É QUE SOBRA NO FU­TU­RO

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - BRUNO BUCIS

Lem­bra do de­se­nho ani­ma­do dos “X-Men” de 1992? E da sé­rie fu­tu­ris­ta “Marvel 2099”, pu­bli­ca­da na­que­le mes­mo ano? Lem­bra quan­do o mun­do era go­ver­na­do por Mag­ne­to? E Ul­tron? A Marvel de­ci­diu fa­zer uma sa­la­da com es­sas re­a­li­da­des e mui­tas ou­tras reu­nin­do to­das em um úni­co mun­do, o Mun­do Bé­li­co.

Es­se lu­gar é go­ver­na­do por um ma­lig­no e in­fi­ni­ta­men­te po­de­ro­so Dou­tor Des­ti­no, o vi­lão de “Qu­ar­te­to Fan­tás­ti­co”. A coi­sa to­da é tão con­fu­sa quan­to pa­re­ce, mas ain­da as­sim a sa­ga “Guerras Secretas”, que foi re­cém-lan­ça­da no Bra­sil, con­se­gue ca­ti­var o lei­tor e en­con­trar al­gu­ma or­dem no meio da ba­gun­ça.

A sé­rie ter­mi­nou de ser pu­bli­ca­da em ja­nei­ro nos EUA e aqui es­tá em seu quar­to nú­me­ro – mas só ago­ra os mun­dos pa­ra­le­los que a com­põem co­me­çam a ga­nhar pu­bli­ca­ções in­de­pen­den­tes por aqui.

Pa­ra que o lei­tor não fi­que per­di­do, a Pa­ni­ni pre­pa­rou ma­pas e check-lists, além de uma in­ten­sa di­vul­ga­ção com um si­te es­pe­cí­fi­co pa­ra o even­to ( se­cretwars.pa­ni­ni­co­mics.com.br) e um ser­vi­ço de as­si­na­tu­ra só pa­ra as re­vis­tas do ar­co de his­tó­ria. En­re­do A sé­rie co­me­ça com um cho­que en­tre os dois prin­ci­pais universos tem­po­rais da editora: a ter­ra 616, a pri­mei­ra e prin­ci­pal; e a Ul­ti­ma­te, re­a­li­da­de cri­a­da nos anos 2000 e que que­ria re­pa­gi­nar os he­róis. Os dois pla­ne­tas en­tram em ro­ta de co­li­são e nin­guém sa­be o que acon­te­ce­rá quan­do eles se to­ca­rem. O Qu­ar­te­to Fan­tás­ti­co é o prin­ci­pal elo de li­ga­ção en­tre es­tes mun­dos. Na ter­ra co­mo nós co­nhe­ce­mos, o gru­po ten­ta sal­var os mais pre­pa­ra­dos; en­tre os Ul­ti­ma­tes, o Sr. Fan­tás­ti­co ten­ta ma­tar to­dos os de­mais.

No meio des­sa ba­ta­lha, quem se dá bem, po­rém, é o ini­mi­go em co­mum en­tre eles, Dr. Des­ti­no, que con­se­gue to­mar os po­de­res de um deus, eli­mi­nan­do os dois universos e cri­an­do o tal Mun­do Bé­li­co que une to­das as ver­sões mais ama­das de cada he­rói. De que­bra, ele se ca­sa com a Mu­lher In­vi­sí­vel.

Com a che­ga­da de som­bri­os vi­si­tan­tes do uni­ver­so an­te­ri­or, po­rém, os po­de­res de Des­ti­no co­me­çam a ser ame­a­ça­dos – é aí que co­me­ça a pan­ca­da­ria e as mor­tes.

“No fun­do, a coi­sa to­da tem a ver com o con­fron­to eter­no de dois ho­mens e seus ide­ais an­tagô­ni­cos, Re­ed Ri­chards e Vic­tor von Do­om, que es­ti­ve­ram pre­sen­tes nos pri­mór­di­os da Marvel e que ago­ra tam­bém me­re­ci­da­men­te pro­ta­go­ni­zam o en­cer­ra­men­to/re­co­me­ço da editora”, diz Rodrigo Gu­er­ri­no, edi­tor da Marvel no Bra­sil.

A re­cei­ta não é nova – no mun­do das HQs é co­mum cri­ar uma ba­ta­lha épi­ca en­tre to­dos os he­róis pa­ra des­truir re­a­li­da­des. Nes­se ca­so, o ob­je­ti­vo é jun­tar to­dos os per­so­na­gens da Marvel em um uni­ver­so úni­co após a sa­ga. As re­vis­tas da sa­ga no Bra­sil se­rão pu­bli­ca­das até no­vem­bro, sen­do 9 no ar­co prin­ci­pal e 37 ex­tras.

| REPRODUÇÃO

‘GUERRAS SECRETAS’ VÁ­RI­OS AU­TO­RES PA­NI­NI COMICS R$ 9,50 (CADA REVISTA) Per­so­na­gens do uni­ver­so Ul­ti­ma­te e da li­nha pa­drão da Marvel se unem pa­ra ten­tar der­ru­bar Dr. Des­ti­no do poder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.