VEM AÍ A IMUNOTERAPIA

Mas­to­lo­gis­ta do Hos­pi­tal São Jo­sé, do com­ple­xo hos­pi­ta­lar Be­ne­fi­cên­cia Por­tu­gue­sa de São Pau­lo fa­la so­bre avan­ços nos tra­ta­men­tos do cân­cer de ma­ma, e al­ter­na­ti­vas à qui­mi­o­te­ra­pia

Metro Brazil (ABC) - - Outubro Rosa - SERGIO MEN­DES

Por que a do­en­ça se­gue avan­çan­do?

O mo­do de vi­da da po­pu­la­ção nas gran­de ci­da­des tem con­tri­buí­do subs­tan­ci­al­men­te no apa­re­ci­men­to des­sa do­en­ça, me re­fi­ro à po­lui­ção do ar, água e ali­men­tos, me­nor pa­ri­da­de, es­tres­se, en­tre ou­tros mo­ti­vos.

Há no­vos tra­ta­men­tos?

Sim, prin­ci­pal­men­te no que se re­fe­re à on­co­lo­gia clí­ni­ca. O co­nhe­ci­men­to so­bre a do­en­ça tem evo­luí­do bas­tan­te e ho­je exis­tem me­di­ca­men­tos que po­dem re­du­zir mui­to os tu­mo­res, fa­zen­do-os de­sa­pa­re­cer. Po­rém, eles são mui­to es­pe­cí­fi­cos e seus efei­tos ain­da va­ri­am em mui­tos ca­sos.

Vo­cê des­ta­ca al­gum ou­tro?

Ou­tra no­vi­da­de é o de­sen­vol­vi­men­to ace­le­ra­do da imunoterapia, que em um fu­tu­ro mui­to pró­xi­mo subs­ti­tui­rá a qui­mi­o­te­ra­pia e au­men­ta­rá as chan­ces de cu­ra da do­en­ça. No que se re­fe­re ao tra­ta­men­to ci­rúr­gi­co, é ra­ro a mu­lher que re­a­li­za a ope­ra­ção do cân­cer de ma­ma não re­a­li­zar, ime­di­a­ta­men­te, sua re­cons­tru­ção, o que con­tri­bui mui­to pa­ra a au­to­es­ti­ma.

Po­de fa­lar so­bre a im­por­tân­cia do di­ag­nós­ti­co pre­co­ce?

Sim, é fun­da­men­tal re­a­li­zar os exa­mes pre­ven­ti­vos. E não é in­di­ca­do pro­cu­rar um cen­tro de di­ag­nós­ti­co ape­nas por­que é per­to de ca­sa, mas que não tem equi­pa­men­tos e equi­pe es­pe­ci­a­li­za­da. A con­clu­são mé­di­ca se ba­seia nos re­sul­ta­dos dos exa­mes re­a­li­za­dos e, por­tan­to, é im­por­tan­te que eles se­jam con­fiá­veis.

O que mais po­de ser fei­to?

Pre­ven­ção en­vol­ve ter uma boa qua­li­da­de de vi­da, se ali­men­tar bem, evi­tar ál­co­ol e fu­mo e man­ter um pe­so ade­qua­do.

DI­VUL­GA­ÇÃO/BE­NE­FI­CÊN­CIA POR­TU­GUE­SA DE SÃO PAU­LO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.